A importância de treinamentos para olimpíadas brasileiras de informática

Flávia Gonçalves Fernandes

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Informática (também conhecida somente por OBI) é uma competição de programação realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem por finalidade despertar nos alunos o interesse por ciência da computação. Nessa linha de raciocínio, o objetivo geral deste trabalho é a apresentação do treinamento dos alunos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para a XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), realizada em 2019. Os docentes da base técnica da área da Informática do campus se organizaram e fizeram um planejamento para realização do treinamento dos alunos para participação na OBI, da logística para inscrição da instituição e dos discentes, e também da aplicação das provas. Logo, verificou-se que os resultados obtidos a partir do treinamento da XXI OBI foram muito satisfatórios em relação às edições anteriores, visto que vários discentes tiveram excelente desempenho e destacaram-se nacionalmente.

Palavras-chave


Informática. Olimpíada. Treinamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Jairo E. et al.. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho. 2009.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2019).

BOOG, Gustavo G. Manual de treinamento e desenvolvimento. 1995.

BRASSCOM. Disponível em:. Acesso em: 03 fev. de 2020.

DE CARVALHO, Antonio V.; DE NASCIMENTO, Luiz P. Administração de recursos humanos. 1993.

HOED, R.M.. Análise da evasão em cursos superiores:o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Brasília, DF: Universidade de Brasília. 2016.

NBR 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática. 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2020.

PAULA L.Q.; JÚNIOR, D.P.; Freitas,R.L.. A leitura e a abstração do problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de computação. Reverte-Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Faculdade de Indaiatuba, n.7. 2009.

ZERBINI, T.; Abbad, G.. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: Uma análise crítica da literatura. 2010.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p107-120

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.