O Carrinho da Ciência: oportunidades de ensino e de interações entre os saberes

Gabrielle Anália Cristiano, Aniele Beatriz Dias, Jonatas Luiz Ramos, Davi Siqueira da Silva de Souza, Gustavo Péres de Aguiar, Ronaldo Teixeira Pelegrini

Resumo


Este trabalho refere-se aos estudos realizados por um grupo de estudantes de licenciatura em química ao implementar aulas práticas por meio de um laboratório itinerante, montado em um carrinho de supermercado. A experiência foi desenvolvida no Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL) em Itacaré-BA, por meio de atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) – Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras-SP. Realizaram-se atividades práticas dentro de salas de aula, empregando metodologia baseada em questões científicas interativas, em que os estudantes alcançavam aos resultados a partir de reflexões e debates propostos. Os licenciandos, na condição de professores, foram mediadores no processo de ensino-aprendizagem, obtendo resultados significativos, haja visto o envolvimento dos discentes do colégio no processo. A experiência demonstrou que o laboratório móvel foi um importante recurso que facilitou a locomoção dos materiais, como vidrarias e reagentes, às salas de aula, além de mobilizar a participação da turma na discussão dos experimentos. Os universitários em questão tiveram a oportunidade de criar um método de aulas experimentais, desenvolver um planejamento e colocar em prática as propostas, ao passo que interagiram com uma diversidade cultural local, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 


Palavras-chave


Ensino de química. Extensão universitária. Laboratório móvel. Experimentação.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p173-189

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