Formando florestas: recuperação florestal participativa no Mosaico do Jacupiranga - SP

Ocimar Jose Batista Bim, Francisca Alcivania de Melo Silva, Luis Carlos Ferreira de Almeida, Roberto Ulisses Resende

Resumo


O objetivo desse relato é divulgar as experiências adquiridas com o Projeto “Formando Florestas - Recuperação Florestal Participativa no Mosaico do Jacupiranga - SP”, realizando uma análise crítica das ações empregadas e dos resultados obtidos, pontos de melhoria e oportunidades criadas com as ações educativas e de capacitação e de assistência técnica e extensão rural alcançados.  As ações envolveram implantação de áreas demonstrativas de recuperação e manejo agroflorestal de forma combinada com a capacitação, fortalecimento dos viveiros comunitários existentes no Mosaico do Jacupiranga, com assistência técnica para melhoria na estrutura física e na técnica de produção das mudas e apoio para a formalização dos empreendimentos. A iniciativa promoveu a conservação dos recursos florestais em Unidades de Conservação, por meio de manejo e recuperação florestal, com participação comunitária e implantação de sistemas agroflorestais, com ênfase em espécies de uso econômico como a araucária (Araucaria angustifolia), erva-mate (Ilex paraguaensis) e o palmito juçara (Euterpe edulis). Tratando-se de uma experiência inovadora em extensão rural, as ações possibilitaram a 40 famílias de agricultores novas perspectivas para se manter no território e conviver com as unidades de conservação onde moram e as que os cercam.  O fortalecimento do trabalho em rede entre os agricultores e a suas organizações foi marcante, o que vem possibilitando que novos projetos de ATER aconteçam na região, ampliando os elos dessa rede.


Palavras-chave


Manejo Florestal. Comunidades Tradicionais. Capacitação. Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

BIM, O. J. B. Mosaico do Jacupiranga - Vale do Ribeira, São Paulo: conservação, conflitos e soluções socioambientais. São Paulo. 2012. 85 p. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

COSTA NETO, Canrobert. Discutindo referenciais para a construção de saberes socioambientais, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: a alternativa Agroecosociológica. In: CANUTO, J. C.; COSTABEBER, J. A. (Orgs). Agroecologia: conquistando a soberania alimentar. Porto Alegre: Emater/RS-Ascar; Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2004.

FARIA, A.; NETO, P. Ferramentas do diálogo: qualificando o uso das técnicas do DRP: diagnósticorural participativo. Brasília: MMA; IEB, 2006

IDESC. Projeto “formando florestas: recuperação florestal participativa em unidades de conservação no mosaico do Jacupiranga-SP”, Documento interno do IDESC, Março de 2012.

IDESC. Relatório Final do Projeto Formando Florestas. – Documento Interno do IDESC, julho de 2015.

LELIS D. A. S.; COELHO, F. M.; DIA, M. A necessidade das intervenções: Extensão Rural como serviço ou como direito? INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 13, n. 1, p. 69-80, jan./jun. 2012.

LINO C. F. Mosaico de unidades de conservação do Jacupiranga / Organização; revisão João L.R. Albuquerque, Clayton F. Lino. - São Paulo: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, 2009, 76p.

BRASIL. Lei n. 12.188 de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, altera a Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 12 de janeiro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 de abr. de 2020

RESENDE, R. U. As Regras do jogo: legislação florestal e desenvolvimento sustentável no Vale do Ribeira. São Paulo: Annablume, 2000.

SIQUEIRA, Pedro Z. A. Experiência da metodologia camponês a camponês em territórios de identidade rural no Nordeste do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 25 de abr. de 2020.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo – DRP: Um guia prático. Brasília: MDA, 2006.

VIEIRA, P F.; BERKES, F. E.; SEIXAS, C. S. Gestão integrada e participativa de recursos naturais. Florianópolis: Secco/APED, 416 p. 2005.




DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p251-269

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.