FAMMUCidade: comunicação em saúde por meio de um ambiente virtual

Ana Carolina Damasceno Cavalcanti, Isabela de Melo Silva, Allana Aparecida Maciel Costa, Caroline Lopes De Amorim, Arthur Leandro Ribeiro de Freitas, Toscanini Barcellos de Oliveira, Danilo Pereira Bispo, Tâmaro Chagas Mendes, Bárbara Mendes Guimarães, Giullio Piettro Gomes da Silva, Patrick Wander Endlich

Resumo


Na sociedade contemporânea, o acesso à informação, assim como a comunicação, foi singularmente facilitado pela internet. Com a massificação da tecnologia surgiram novas maneiras de produzir, divulgar e acessar conhecimento de um modo altamente eficiente e com amplo poder de alcance. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência advinda do projeto de extensão FAMMUCidade: Medicina para a Comunidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), cuja proposta foi a divulgação de conteúdos de caráter informativo sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), por meio da plataforma digital Youtube, assim como divulgar o curso de medicina. Dessa forma, o canal funciona como uma ferramenta que amplia a possibilidade de conhecimento da Fammuc e as atividades realizadas nessa Faculdade. Para a execução do projeto, foi necessário o cadastramento do canal no Youtube e uma sequência de etapas foram estabelecidas para a produção dos vídeos: a capacitação dos discentes, a elaboração de um cronograma com os temas a serem abordados, a roteirização da filmagem, a revisão do script pelos coordenadores, a gravação e o processo de edição para posterior divulgação na plataforma digital. O canal obteve 346 inscritos, além de ter atingido mais de 11.000 visualizações e 87.244 impressões com os 14 vídeos postados no período de dois anos desde a sua criação, em 2018, informações essas coletadas por meio do Youtube Studio. Paralelamente aos acessos dos vídeos do canal em questão, pôde-se perceber o interesse da comunidade nas temáticas abordadas por meio da interação dos usuários por meio de comentários nos vídeos. Os resultados demonstram que a ação cumpriu com o seu objetivo: despertar o sentimento de corresponsabilidade na comunidade no que tange às ações em saúde, assim como, integrar a sociedade local à comunidade acadêmica, estimulando na população o olhar sobre a importância da Universidade como promotora de transformação social nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Por fim, o canal FAMMUCidade: Medicina para a Comunidade vem se configurando como uma ferramenta contemporânea de comunicação com a comunidade, divulgando conteúdos acadêmicos resultantes das atividades da Fammuc, por meio de um projeto extensão; assim, garantindo o dever constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

   

Palavras-chave


Internet. Mídias Sociais. Comunicação em saúde. Intervenção Baseada em Internet.

Texto completo:

PDF

Referências


BAMPI, L. N. da S. et al. Qualidade de vida de estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 37, n. 2, p. 217-225, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022013000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 maio 2020.

BETTIN, H. B. Cerimônia do Jaleco. [S.l.]: FAMMUC, 03 abr. 2019. Faculdade de Medicina do Mucuri. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/fammuc/2019/04/03/cerimonia-do-jaleco/. Acesso em: 18 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Saude. Queimados. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.saude.gov.br/component/content/article/842-queimados/40990. Acesso em: 17 maio. 2020.

COVRE, A. L. et al. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. Diamantina: UFVJAM, 2017-2021. Disponível em: http://media.ufvjm.edu.br/content/uploads/sites/105/2017/07/PDI_2017_2021-2.pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

HUBER, S. J. The white coat ceremony: a contemporary medical ritual. Journal of Medical Ethics, London, v. 29, n. 6, p. 364-366, 2003. Disponível em: https://jme.bmj.com/content/29/6/364. Acesso em: 22 jun. 2020.

PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O guia completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2016.

PERNISA JUNIOR, C. Mídia digital. Lumina, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, p. 175-186, 2001. Disponível em: https://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R8-Junito-HP.pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

PINTO, V. S. de O.; RODRIGUES, C. E. Criação e implantação do Curso de Medicina da UFVJM, Campus do Mucuri: uma história de lutas e desafios. Revista Vozes dos Vales, Diamantina, v. 7, n. 13, p. 1-17, maio 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Vania0102.pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

PORTAL UFVJM. Pró-Reitoria de Graduação - Formas de Ingresso. Diamantina, 2020. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/copese/sasi.html. Acesso em: 04 mai. 2020.

PORTAL UFVJM. História. UFVJM: 68 anos de tradição em ensino 16 anos de universidade. Diamantina [s.d]. Disponível em: http://portal.ufvjm.edu.br/a-universidade. Acesso em: 19 mai. 2022.

SAGAZ, S. M.; LUCIETTO, D. A. Marketing social aplicado à saúde coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 10, n. 3, p. 16-30, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11267/pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

SILVA, M. F. R. da. A publicidade no youtube e sua evolução como mídia digital. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais, Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/15655796-A-publicidade-no-youtube-e-sua-evolucao-como-midia-digital.html. Acesso em: 15 mai. 2020.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola. 2002.

STATISTA. Most popular social networks worldwide as of April 2020, ranked by number of active users. New York, 2020. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acesso em: 15 maio 2020.

UFVJM. Faculdade de Medicina do Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina Campus Mucuri - Teófilo Otoni - MG. Teófilo Otoni, 2018. 210 p. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/formularios/doc_view/6669-.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT. Acesso em: 15 maio 2020.

YOUTUBE STUDIO. Youtube Studio. [S.l.: s.n., 2020?]. Disponível em: https://studio.youtube.com/. Acesso em: 15 maio 2020.

YOUTUBE. About YouTube. [S.l.: s.n., 2020?]. Disponível em: https://www.youtube.com/intl/pt-PT/about/press/. Acesso em: 15 maio 2020.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p517-529

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.