Abordagem ecológica em educação ambiental: elaboração de um guia ilustrado de peixes de água doce

Autores

  • Igor Paiva Ramos UNESP - Instituto de Biociências - Botucatu
  • Edmir Daniel Carvalho UNESP - Instituto de Biociências - Botucatu
  • Renato Eugênio da Silva Diniz UNESP - Instituto de Biociências - Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.23901/

Palavras-chave:

Impactos ambientais. Biodiversidade. Peixes. Educação ambiental. Material didático.

Resumo

Atualmente, a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais importante, demandando a emergência de novos saberes e técnicas que possibilitem uma melhor aprendizagem. Neste contexto, propõe-se uma forma de abordagem em educação ambiental relacionada à importância dos recursos aquáticos com ênfase na fauna de peixes, visando à filosofia do conhecer para preservar. Assim, elaborou-se um guia ilustrado de peixes de água doce, com informações básicas sobre sistemática, biologia (alimentação e reprodução), ecologia e estado de conservação das espécies. Este trabalho utilizou dados de uma dissertação de mestrado na área de zoologia realizada na interface da ictiologia/limnologia, contemplando 24 espécies coletadas numa lagoa marginal do reservatório de Jurumirim (Rio Paranapanema). Ainda, a principal fonte de inspiração e referência deste guia foi o trabalho intitulado “Parque Nacional de Jurubatiba: Ficha dos seres vivos” distribuído nas Escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Com o intuito de facilitar o aprendizado, este guia foi elaborado na forma de pranchas ilustradas, contendo, na face frontal, informações sobre a área de estudo, noções de anatomia de peixes, fotografia da espécie e gravuras que demonstram aspectos ecológicos, culinários, econômicos e da pesca. No verso do referido guia, estão contidas as informações básicas supracitadas, com o intuito de despertar o interesse do educando para as questões mais específicas sobre os peixes e seu ambiente. Também, foram utilizadas cores fortes e estimulantes, jogos e brincadeiras visando a tornar o material harmonioso e interessante, possibilitando um aprendizado mais significativo. Especialistas enfocam que este modelo de material didático é bem prático, pois permite uma maior manipulação e proximidade por parte do educando com o tema. Espera-se que este trabalho, que compôs uma monografia em Licenciatura em Ciências Biológicas, venha servir de modelo para outras demandas na área de educacional.

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Publicado

2009-09-08

Edição

Seção

Artigos