Adolescentes discutindo saúde e gênero entre pares: relato de experiência

Gabryel Gustavo Faustino, Bárbara Daniel de Andrade Noronha, Camila Francieli Cordeiro, Doriana Cristina Gaio Girata, Vanessa Bacelar de Souza Verdolin, Gisele Marchetti, Edilomar Leonart, Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi

Resumo


O objetivo deste trabalho foi promover a reflexão sobre gênero e saúde com a comunidade acadêmica e externa do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Curitiba-PR, por meio da educação entre pares. Para isso, foram realizadas diversas ações no período de outubro de 2017 a dezembro de 2019, sendo divididas em duas etapas. A primeira delas contou com a atuação de alunos voluntários e um bolsista, promovendo atividades de roda de conversa, capacitações sobre gênero e sexualidade e atividade de enquete “o que é ser sexy?” com discentes e docentes do IFPR. Além disso, esta primeira etapa envolveu a atuação junto a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social de uma Organização Não Governamental (ONG) de Curitiba com orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, sexualidade e instrução de higiene bucal. Na segunda etapa, os discentes desenvolveram atividades lúdico-educativas sobre a saúde bucal com adolescentes de um colégio estadual de Curitiba. Além disso, nesta etapa foram desenvolvidas atividades de orientação com alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPR, abordando temas como: mononucleose, sífilis e Humano Papillomavirus (HPV). Como resultado, os participantes do projeto puderam fazer uma reflexão sobre saúde e gênero com a comunidade interna e externa do IFPR - Câmpus Curitiba, por meio da criação de um espaço de diálogo capaz de promover a autonomia dos adolescentes no processo educativo entre pares e perante o cuidado com sua saúde. Conclui-se que durante esse processo os mediadores foram transformados e tiveram novas vivências, adquirindo experiência como educadores em saúde.

   

Palavras-chave


Saúde. Educação em saúde. Identidade de Gênero. Sexualidade.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p422-431

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