Aprendizagem ativa promovendo conhecimento significativo em saúde bucal

Patrícia Pimentel de Barros, Maria Cristina de Souza Freitas, Taciano Moreira Gonçalves, Mônica Ghislaine Oliveira Alves, Maria Cristina Prado Vasques, Lilian Pereira Cruz, Marianne Spalding

Resumo


A prevenção é a maneira mais econômica e eficaz de evitar o aparecimento e desenvolvimento de doenças. Dentre as várias ações preventivas, a educação ocupa uma das posições de destaque. Uma ação educativa por meio de metodologia ativa tem como finalidade vincular o ensino à prática, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos, resultando em conhecimentos significativos que contribuirão na construção da autonomia do sujeito. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é descrever uma metodologia educativa ativa efetivada junto a alunos do ensino fundamental de rede pública, cujo propósito é difundir informações sobre as doenças bucais (cárie dentária), de modo a transformar tais informações em conhecimento significativo. O presente relato refere-se à execução de uma das etapas de um projeto de extensão, intitulado “Inverno, Primavera e Verão na Universidade”, realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SJC), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação de São José dos Campos. O conjunto de atividades realizadas inclui, inicialmente, uma breve descrição de que consiste a cárie dentária, acompanhada da enumeração de suas consequências e dos fatores de risco a ela associados. Em seguida, a realização de atividades práticas, utilizando-se escovas de dentes dos próprios alunos, a fim de concretizar conhecimentos adquiridos na exposição teórica. E, por fim, uma discussão sobre os meios de atuação contra essa doença. Participaram dessa etapa 25 alunos do curso fundamental de uma escola pública do município de São José dos Campos, e um docente da mesma escola. As atividades somaram seis horas de duração e foram ministradas por alunos graduandos, pós-graduandos e por pesquisadores do curso de Odontologia. Os alunos e o docente da escola pública tiveram acesso a laboratórios do Instituto de Ciência e Tecnologia/UNESP/SJC, participaram de procedimentos, manusearam equipamentos, cumprindo um conjunto de tarefas, dentre as quais a realização de avaliativos. A partir dos relatos, foi possível aferir que todos os alunos participaram com interesse, conseguiram transformar as informações recebidas em conhecimentos significativos, tornando-se agentes autônomos da construção do próprio saber. Além disso, a ação extensionista desenvolvida promoveu a efetivação do compromisso social da universidade, que é integrar conhecimentos teóricos e atividades práticas. Em suma, o presente trabalho contribuiu para a prevenção da cárie dentária através de uma intervenção educativa, por meio de uma metodologia ativa, que estimulou o conhecimento significativo sobre saúde bucal, além de despertar nesses jovens o interesse pela ciência.

Palavras-chave


Educação em saúde. Cárie Dentária. Prevenção. Escola Pública. Extensão Universitária

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p359-370

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