A música associada às necessidades terapêuticas de pacientes portadores de necessidades especiais

Viviane Clicie da Silva, Márcio José Possari dos Santos, Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de Aguiar

Resumo


Introdução: A utilização da música e/ou de seus elementos (instrumentos, som, ritmo, melodia e harmonia), nos ambientes junto a grupos assistidos em Centros de saúde pública. Objetivos: destina-se a promover comunicação, a facilitar os primeiros contatos de relacionamento, a expressão, a organização de normas e outros objetivos terapêuticos relevantes para atender às necessidades física, mental, social e cognitiva das pessoas, favorecendo assim, o processo de adaptação ambiental, o condicionamento comportamental e a inclusão social. Métodos: A proposta deste projeto é utilizar a música e seus elementos sonoros, bem como atividades recreativas, desenvolvidas em etapas denominadas: sessão de socialização, oficina de arte e atividades complementares, junto aos pacientes matriculados e assistidos no CAOE (Centro de Assistência Odontológica a Portadores de Necessidades Especiais) e seus responsáveis. Objetivos: proporcionar-lhes: equilíbrio psicológico, inclusão e ambientação ao espaço físico, relaxamento, estímulo das percepções rítmica e sonora, memorização, exteriorização das emoções, auxílio e incentivo para o desenvolvimento da coordenação motora durante as atividades de vida diária (avds), atividades lúdicas, manuseio e contato com instrumentos musicais, emissão e produção de sons, estímulo da capacidade cognitiva e a interatividade e entretenimento. Resultados: as atividades podem contribuir de sobremaneira para melhoria da reação comportamental e da adaptação desses pacientes, frente ao tratamento odontológico ambulatorial.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.