Assim Nasce um Atleta (ANA): projeto de extensão universitária da FCT/UNESP

Eduardo Quieroti Rodrigues, Mauro Leandro Cardoso, Diego Grando Moret, José Antonio Gazabin dos Santos, Miguel Luiz Pereira

Resumo


Introdução: O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então o homem vem tentando superar seus limites em atividades como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha), provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais), e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Objetivos: Iniciar crianças entre 8 e 12 anos do Oeste Paulista à prática do atletismo e oferecer aos alunos de graduação do curso de Educação Física da FCT/UNESP a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Métodos: As atividades são realizadas na pista de atletismo da FCT-UNESP às segundas, quartas e sextas feiras no período da manhã e da tarde. As atividades desenvolvidas têm o enfoque na individualidade visando respeitar as condições fisiológicas e psicológicas de cada criança e seu eventual limite, focando expressivamente o seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor. Resultados: O Projeto atende atualmente 50 crianças e vem sendo divulgado nas escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região, por intermédio dos professores vinculados com a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (SEMEPP) e profissionais vinculados ao atletismo da região. Os alunos do projeto obtiveram resultados expressivos em competições internas e externas os resultados divulgados em jornais, televisão e cartazes. O Projeto está também proporcionando aos alunos do Curso de Educação Física da FCT/UNESP, aquisição de experiência quanto à docência preparando-o para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento de pesquisa. Conclusão: O presente projeto vem cumprindo com seu principal objetivo que é iniciar crianças a prática do atletismo e melhorar aspectos fisiológicos e psicomotores e desenvolver a consciência e a cidadania e conseqüentemente contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.