Intervenções educativas às famílias de crianças e adolescentes portadores de doença falciforme no projeto Educar Falciforme

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, Flávia Dos Santos Silva, Rhillary Lorrayne De Souza, Nayara Cristine Protte De Paula, Walquiria Jesusmara Dos Santos, Edilene Aparecida Araujo Da Silveira

Resumo


Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto de extensão “Educar Falciforme” realizado por acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ-Campus Centro-Oeste em Divinópolis-MG com famílias de crianças e adolescentes portadores de doença falciforme. Foram realizadas intervenções educativas personalizadas para cada família acerca da doença e de seus cuidados, bem como a criação de uma cartilha autoexplicativa concedida às 15 famílias assistidas. Durante a sua execução de março a dezembro de 2019 foram realizadas visitas domiciliárias as famílias para a realização das intervenções, além de um encontro geral com todas as famílias participantes. O projeto desenvolveu paralelamente encontros de educação permanente com profissionais de saúde de um pronto-atendimento do hospital referência no município, contando com a participação de 40 funcionários. As intervenções realizadas com as famílias oportunizaram criar ações educativas personalizadas de acordo com as suas necessidades, fortalecendo um dos objetivos da linha guia de cuidados ao portador de DF preconizada pelo Ministério da Saúde. As ações de educação permanente com os profissionais de saúde favoreceram não somente a esse público, como também aos discentes do projeto, subsidiando uma atualização teórico-prática sobre a doença e os seus cuidados. Portanto, a extensão universitária como veículo de aproximação entre a Universidade e a comunidade, sensibilizou os acadêmicos, as famílias e os profissionais de saúde para o cuidado e apoio aos portadores de doença falciforme fazendo a interlocução entre o ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave


Anemia Falciforme.Família. Educacao em Saude

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p344-358

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