Valorizando a água e o lixo na educação ambiental

Thiciany Kanevieskir, Yara Manfrin Garcia, Eder Pereira dos Santos, Maria de Fátima Carvalho, Antonio Cezar Leal, Eliana Maria Alves Guimarães

Resumo


Introdução: A Educação Ambiental é um dos instrumentos mais importantes para a humanidade superar a crise ambiental em que se encontra. Nessa perspectiva, o projeto de extensão universitária “Educação Ambiental e Águas”, realizado no Centro de Ciências da FCT/UNESP- campus de Presidente Prudente visa contribuir para uma maior valorização da água e do lixo no cotidiano das pessoas. O público alvo que participa das atividades de Educação Ambiental são educadores e estudantes dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior e a comunidade em geral. As atividades de Educação Ambiental propiciam experiências para que os participantes reflitam sobre a valorização da água no cotidiano, repensem hábitos de consumo e participem do descarte seletivo de materiais recicláveis, contribuindo assim não apenas na escala local, mas na escala global, pois afinal pequenas atitudes também refletem no futuro do planeta. Objetivos: As atividades de Educação Ambiental realizadas no projeto têm como objetivo estimular a conscientização e sensibilização ambiental por meio de propostas de mudanças no cotidiano das pessoas com relação à valorização da água e a preocupação com a questão do lixo. Métodos: No Centro de Ciências, o espaço destinado a este projeto, há uma exposição permanente composta de maquetes interativas, cartazes ilustrativos, gráficos, jogos ambientais, brinquedos, instrumentos musicais e artesanato. A partir desse material didático-pedagógico são explorados vários temas da Educação Ambiental e da Geografia, fazendo um exercício constante de interdisciplinaridade. Através do diálogo, os estagiários interagem ente a sabedoria popular e os conhecimentos científicos considerando que a Educação Ambiental é muito mais séria do que é transmitida na atualidade. Resultados: Os espaços informais de divulgação da ciência e da cultura universal, fundamentais para a aprendizagem são cada vez mais valorizados pela comunidade escolar, isso pode ser constatado através da quantidade significativa de visitas recebidas. Durante o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2009, cerca de 5700 visitantes provenientes de Presidente Prudente e região visitaram o espaço destinado ao projeto.Os resultados positivos do projeto foram alcançados com o apoio PROEX e Programa Ciências na UNESP que garantem a participação de graduandos do curso de Geografia, responsáveis pelo atendimento das visitas, e recursos para a produção de materiais didáticos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.