Jardim Botânico e comunidade

Luiz Roberto Hernandes Bicudo, Ana Paula da Silva Marques, Bruna Fernanda Rossi, Camila Vaz de Souza, Cláudia Militão da Silva Berbert, Eliane Ivonete da Silva, Vanessa de Carvalho, Tatiana Helena Rodrigues Lima, Sthefan George Ramos

Resumo


Introdução: O jardim Botânico do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu / SP faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), que cuida dos Jardins Botânicos brasileiros. Objetivos: A Rede tem como um de seus objetivos estimular a preservação da flora local, utilizando a educação ambiental como uma de suas ferramentas. Métodos: Este projeto se insere em um projeto amplo da RBJB, denominado “O Jardim Botânico vai à Escola”, onde a escola é visitada e seus alunos assistem a uma aula de sensibilização para uma posterior visita ao Jardim Botânico. Em 2009 o Jardim Botânico também participa do Programa “Cultura é Currículo / Lugares de Aprender / A Escola sai da Escola”, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Na visita ao JB são apresentados temas que discorrem a respeito de botânica e ecologia, por meio de uma trilha pela qual os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas plantas, suas características e relações desta com o ambiente. Resultados: até o momento foram recebidos aproximadamente 400 alunos de escolas de Botucatu e região. Durante as atividades os graduandos do IB têm a oportunidade de fazer o exercício da profissão do ensinar, desde a preparação das aulas por meio de atividades de pesquisa até o ministrar propriamente dito. Desta maneira o projeto faz interface com ensino, extensão e pesquisa cumprindo assim o que se espera da Universidade Pública. Desafios e dificuldades: A grande dificuldade é a manutenção da equipe de graduandos, pois estes acabam migrando para outras atividades onde remuneração das bolsas é mais atraente.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.