Banda “Lokonaboa”: uma experiência na atenção psicossocial

Annelise de Souza Denzin, Felipe Pissolati Caseri, Guilherme Augusto Souza Prado, Patrícia Kühl Schuindt, Vanessa Nesso Volpatt

Resumo


Introdução: A experiência aqui relatada é de uma oficina terapêutica que faz parte do Projeto de Extensão Universitária “Atenção Psicossocial na Saúde Coletiva” do curso de Psicologia da UNESP – FCL de Assis, e consiste em um grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial “Rui de Souza Dias” de Assis que, juntamente com alguns estagiários formaram uma banda e realizam ensaios e apresentações musicais. Esta banda existe há alguns anos e tem rotatividade de estagiários. Objetivos: A proposta desse ano é ocupar novos espaços sociais e físicos, resgatar a singularidade de cada indivíduo em habitar a cidade e sair da margem da sociedade, proporcionar oportunidades de saída de uma situação estagnada para serem produtores de arte e atores sociais. RELEVÂNCIA SOCIAL: O trabalho deste ano já gerou a produção de uma música cuja letra é de autoria de um dos usuários e reflete um pouco de seu sofrimento psíquico e seu cotidiano no CAPS. A participação na banda implica em responsabilização e envolvimento dos integrantes que passam a ter mais autonomia, ao mesmo tempo implica no exercício de cidadania. Métodos: A principal estratégia utilizada como método fundamental para o trabalho nas oficinas é o “aprender-fazendo”, ou seja construir um método próprio a partir do contato com o sofrimento e as vivências dos usuários. Resultados: O resultado do trabalho é a Banda “LokonaBoa” em atividade que é algo que vai além da produção de cuidado, é um dispositivo de inclusão e validação social. Palavras-chave: Atenção Psicossocial, Produção de cuidado, Oficinas terapêuticas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.