Agro em destaque: ciências agrárias nas ondas do rádio

Omar Jorge Sabbag

Resumo


O programa "Agro em Destaque" surgiu inicialmente de uma necessidade concreta da população. Os produtores rurais são atores importantes de comunicação rural através do veículo (rádio), pois por meio deles haverá não somente o levantamento de necessidades, mas também orientações a serem repassadas em função do planejamento participativo, imprescindível no processo de comunicação e difusão de conhecimentos. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo geral realizar ações de comunicação rural e difusão no município de Ilha Solteira, em programas de rádio relacionados à projetos e temas de relevante interesse agropecuário, a partir de uma atividade extensionista. Metodologicamente, os programas ocorreram no período de março a dezembro de 2019, contando com a participação de docentes, discentes, técnicos e profissional ligado à área de comunicação e jornalismo, com a organização de 8 etapas, desde o levantamento de prioridades existentes no meio rural, elaboração de temas, organização das edições até a apresentação dos principais resultados finalísticos em relatório. Os resultados de forma geral superaram as expectativas quanto à audiência e participação nas edições semanais, com veiculação de mais de 100 notícias e curiosidades do agronegócio, bem como participação ativa nas redes sociais com número expressivo de seguidores, buscando-se uma aproximação interativa com os participantes e expondo-se a importância da articulação não somente na área de ensino e pesquisa, como também de forma a atender demandas sociais como propósito de prática extensionista e de difusão de conhecimentos científicos. Conclui-se que a execução deste programa possibilitou a prática de extensão através dos métodos e técnicas de comunicação, estendendo as informações à comunidade a partir das demandas existentes, aproximando a realidade da universidade da população, com expectativa de continuidade nesta importante atividade vinculada aos princípios de difusão e prática extensionista.   

Palavras-chave


Difusão de conhecimentos. Comunicação. Extensão rural.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963. 272 p.

BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação rural. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

CALLOU, A. B. F.; SANTOS, M. S. T. Formação de comunicadores rurais: Novas estratégias para enfrentar o século XXI. Contexto e Educação, Ijuí, n. 63, jul./set., p.119-130, 2001.

KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Revista Cordis, São Paulo, 2008. p. 1-17. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312/7697. Acesso em: 02 aog. 2022.

MCLEISH, R. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

ORTRIWANO, G. S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP, São Paulo, n. 56, p. 66-85, dez./fev. 2002-2003.

PIMENTA, L. N. A interlocução entre poder público e cidadãos na proposta de gestão compartilhada da prefeitura de Belo Horizonte. Organicom, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 51-64, 2015. Disponível em: /www.revistas.usp.br/organicom/article/download/139294/134635/. Acesso em: 13 Dez. 2019.

SPENILLO, G. Comunicação comunitária e novas tecnologias: por uma formação profissional em busca da cidadania. In: INTERCOM - CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande, MS. Anais […]. São Paulo: INTERCOM, 2001. p. 1-11.

THIOLLENT, M.; ARAÚJO FILHO, T.; SOARES, R. L. S. (Org.). Metodologia e experiências em projeto de extensão. Niterói: EdUFF, 2000. 341 p.

WEBER, A. F; DEVÉNS, P. O rádio no meio rural: consumo de programas radiofônicos rurais por agricultores do Rio Grande do Sul. Radio-Leituras, Mariana, v. 1, n. 1, p. 41-61, jul-dez 2010. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/391/360. Acesso em: 10 out. 2018.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p440-451

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.