Multiatividades na perspectiva agroecológica: contribuições aos objetivos de desenvolvimento sustentável
Resumo
Este artigo tem por objetivo socializar multiatividades planejadas e vivenciadas nas perspectivas agroecológica, multidisciplinar e integrativa que buscam disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As multiatividades foram realizadas, no ano de 2019, pelo Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente e Saúde da Universidade do Vale do Itajaí/SC (Univali). O público-alvo são mulheres agricultoras da região do Vale do Itajaí/SC, sendo ampliado para docentes, acadêmicos, professores e alunos das escolas estaduais tendo o apoio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Itajaí e comunidade em geral, atingindo aproximadamente 2.500 pessoas diretamente e 12.000 pessoas indiretamente. A abordagem metodológica baseou-se na sistemática do Círculo de Cultura freiriano, por meio de Rodas de Diálogo. Optou-se por elucidar as multiatividades, com a intenção de qualificar as variadas estratégias utilizadas, inferindo-se que essas contribuíram para o fortalecimento, a autonomia, o empoderamento e o protagonismo do público envolvido na construção dos saberes agroecológicos. O processo de organização e gestão dos produtos agroecológicos provenientes dos cultivos das mulheres agricultoras na Feira de Economia Solidária e nas cestas dos produtos a partir do modelo de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) proporcionaram segurança e soberania alimentar, emancipação financeira e inclusão social. A gestão de resíduos reduziu em mais de noventa toneladas de resíduos sólidos orgânicos minimizando impactos ambientais. O sistema agrícola baseado em princípios agroecológicos apresenta altos níveis de diversidade e resiliência e tem um potencial localmente grande de produzir alimentos saudáveis e necessários para as comunidades rurais e urbanas.
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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p1-19
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