A formação de cidadãos através dos benefícios que o futebol proporciona

William Carlos de Souza, Érica da Silva Moraes, Sérgio Souza, Aparecido Lourenção

Resumo


Introdução: O futebol pode desenvolver um acervo de benefícios e experiências corporais bastante diversificadas, podendo aproveitar essas habilidades no desenvolvimento bio-sóciocultural de quem o pratica, e no caso do aprimoramento técnico, utilizar essa gama adquirida na modalidade, em outras atividades desportivas. A relevância do projeto da Escolinha de Futebol na UNESP se dá pelo fato de permitir que qualquer adolescente, independentemente da sua classe social, grupo étnico ou habilidades específicas, possa participar livremente do projeto. Objetivos: O projeto tem como finalidade ensinar o futebol e utiliza-lo como meio educativo e socilizador, proporcionando benefícios como: agilidade, senso coletivo, criatividade, persistência, superação, solidariedade, noções espaços-temporais, responsabilidade, senso organizacional e através de testes analisar a melhora do preparo físico que o futebol pode proporcionar aos adolescentes. Além do ensino do futebol propriamente dito, almejamos arduamente colocar em discussão as facetas da convivência em grupos, desenvolvendo a cidadania e a incorporação de um estilo de vida saudável. Métodos: As aulas acontecem as terças e quintas totalizando seis horas semanais, sendo que, os alunos são divididas em duas categorias: de 13 a 14 (sub-14), 15 a 16 (sub-16) anos. Mensalmente são aplicados os seguintes testes de capacidades aerobias e anaeróbias: Wingate, Rast, Squat Jump (SJ) e Counter Movement Jump (CMJ). Simultaneamente, são realizadas reuniões para leituras e aprofundamento teórico, onde são levantadas questões como: qual o papel social das escolinhas de futebol em um país onde a cultural pela prática do futebol predomina? Resultados: A Escolinha tem participado de campeonatos municipais, regionais e nacionais, evitando desenvolver o espírito de competitividade descontextualizado. Não há resultados parciais dos testes alplicados já que a pesquisa ainda esta em andamento. O projeto vem cumprindo satisfatoriamente suas atividades e seus objetivos, dando aos adolescentes a oportunidade de inserção e participação social, melhorando sua qualidade de vida, e, por conseguinte, da comunidade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.