Metodologias ativas na abordagem da violência contra crianças e adolescentes escolares
Resumo
Objetivo: Descrever metodologias ativas na abordagem da violência contra crianças e adolescentes escolares. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à oficina “Práticas participativas na abordagem à violência contra crianças e adolescentes”, tendo sido ministrada por duas vezes em meses alternados, com duração média de 03 horas e 20 participantes em cada oficina. Resultados: A participação foi total em todas as práticas propostas nas oficinas, com alternância de participantes e discussão coletiva ao fim de cada momento. Concomitantemente, a interação também foi satisfatória, tendo em vista que o diálogo não se limitou apenas ao que estava sendo desenvolvido na oficina, mas também permitiu a exposição de situações vivenciadas na rotina de trabalho, dúvidas recorrentes e desafios já enfrentados na abordagem da violência infanto-juvenil em sala de aula. Conclusão: As metodologias ativas comprovaram sua efetividade no estímulo à participação e interação entre os participantes e foram consideradas exequíveis e promissoras no cotidiano laboral da escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, C.S.S. et al. Notificação da violência física e sexual de crianças e adolescentes: o papel do sistema de vigilância de violências e acidentes/VIVA. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 8, p. 46-53, 2018.
BAALBAKI, A.C.F. et al. Oficinas para professores: português como segunda língua para alunos surdos. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 1, p. 129-145, 2016.
COELHO, F.J; FRANZIN, L.C.S. Violência doméstica infanto-juvenil: Importância deste conhecimento pelo profissional da saúde. Revista Uningá Review, v. 20, n. 2, p.104-108, 2014.
CHRIZOSTIMO, M.M.; BRANDÃO, A.A.P. Perfil dos professores e formação profissional com compromisso social: Estudo de caso. Revista Pró-UniverSUS, v. 08, n. 2, p. 21-27, 2017.
ELSEN, I. et al. Escola: Um espaço de revelação da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Psicologia e Argumento, v. 29, n. 66, p. 303-314, 2011.
FERREIRA, A.P.R.L. et al. Violence against children and adolescents in the gender perspective: empowering to know and prevent. ReonFacema, v. 3, n. 4, p. 775-779, 2017.
FRANCISCO JÚNIOR, W.E; OLIVEIRA, A.C.G. Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores. Relatos de sala de aula, v. 37, n. 2, p. 125-133, 2015.
LATINI, R.M. et al. Contribuição de metodologias participativas como prática mediadora em educação química e ambiental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 290-308, 2018.
LIMA, R.B; NASCIMENTO, J.M. Violência das/nas escolas e a ação da polícia militar: Uma perspectiva de segurança pública com cidadania. South american, journal of basic education, technical and technological, v. 5, n. 2, p. 275-288, 2018.
MARINHO, R.A.Q.C; AGUIAR, R.S. A atenção primária como eixo estruturante da redução dos indicadores de violência contra crianças e adolescentes. REVISA, v. 8, n. 2, p. 228-41, 2019.
MOREIRA, D.Z; RODRIGUES, M.B. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 236-247, 2018.
PEDROSA, S.M. et al. Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 15, n. 3, p. 397-404, 2016.
PEREIRA, A.M.O; KUENZER, A.Z; TEIXEIRA, A.C. Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. Educação, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 08 de julho de 2019.
PINTO, A.S.S. et al. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com
“peer instruction”. Janus, n. 15, 2012.
RIBEIRO, M.I; BARBOSA, M.A. A violência e suas manifestações na sala de aula: o olhar de pibidianos da licenciatura em matemática sobre o tema. Interdisciplinary Scientific Journal, v. 5, n. 5, p. 55, 2018.
SANTOS, M.J. et al. Prevalência de violência sexual e fatores associados entre estudantes do ensino fundamental – Brasil, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 535-544, 2019.
VIEIRA, L.J.E.S. et al. Capacitação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 11, p. 3407-3416, 2015.
DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p341-349
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.