Metodologias ativas na abordagem da violência contra crianças e adolescentes escolares

Marianne Lira de Oliveira, Cássio Eduardo Soares Miranda

Resumo


Objetivo: Descrever metodologias ativas na abordagem da violência contra crianças e adolescentes escolares. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à oficina “Práticas participativas na abordagem à violência contra crianças e adolescentes”, tendo sido ministrada por duas vezes em meses alternados, com duração média de 03 horas e 20 participantes em cada oficina. Resultados: A participação foi total em todas as práticas propostas nas oficinas, com alternância de participantes e discussão coletiva ao fim de cada momento. Concomitantemente, a interação também foi satisfatória, tendo em vista que o diálogo não se limitou apenas ao que estava sendo desenvolvido na oficina, mas também permitiu a exposição de situações vivenciadas na rotina de trabalho, dúvidas recorrentes e desafios já enfrentados na abordagem da violência infanto-juvenil em sala de aula. Conclusão: As metodologias ativas comprovaram sua efetividade no estímulo à participação e interação entre os participantes e foram consideradas exequíveis e promissoras no cotidiano laboral da escola.

   

Palavras-chave


Violência; Criança; Adolescente.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p341-349

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