Programas de conservação de água em prédios públicos em Recife-PE

José Mickael Silvestre dos Santos, Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes, Simone Rosa da Silva

Resumo


Relata-se neste artigo o acompanhamento do monitoramento do consumo da água potável em alguns prédios públicos de caráter administrativo do estado de Pernambuco, evidenciando-se boas práticas e buscando-se evitar problemas relativos à conservação de água potável. O projeto de extensão foi iniciado em março de 2018 pelo grupo de pesquisa e extensão em recursos hídricos da Universidade de Pernambuco – AquaPOLI – em parceria com a Secretaria de Administração – tendo como principal finalidade a conservação de água potável nos prédios públicos administrativos. O projeto contou com a cooperação dos gestores de água capacitados de cada prédio. Em reuniões com esses gestores, o Grupo AquaPOLI debateu problemas e suas soluções, e os incentivou a utilizarem a Planilha de Monitoramento do Consumo de Água (PMCA) como ferramenta de controle do consumo de água potável.  Criteriosamente escolhidos, analisaram-se nove prédios públicos, aos quais foram feitas visitas a fim de identificar suas características físicas, a atuação de seu gestor de água e a verificação do consumo de água potável. Dessa forma, verificaram-se algumas dificuldades no monitoramento do consumo da água por parte dos gestores, mas, também, com o passar do tempo, uma melhor atuação dos gestores, que se capacitaram a tomar medidas necessárias diante de alguma anomalia no consumo de água, evitando-se, com a utilização eficiente da PMCA, o desperdício de pelo menos 50 m³/mês de água potável em um único prédio. Ao lado de tudo isso, houve também a realização de campanhas educativas a fim de minimizar o consumo de água no prédio.


Palavras-chave


Conservação de água potável; Gestores de água; Monitoramento de consumo de água

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA DE REGULAÇÃO DE PERNAMBUCO – ARPE. Resolução nº 085, de 08 de 2013: estabelece as condições relacionadas ao segmento comercial referente aos serviços públicos de contribuição de água e de esgotamento sanitário. Recife, 2013.

DOLNICAR, S.; HURLIMANN, A.; GRÜN, B. Water conservation behavior in Australia. Journal of environmental management, v. 105, 2012.

GHISI, E. Potential for potable water savings by using rainwater in the residential sector of Brazil. BuildingandEnvironment, v. 41, n. 11, p. 1544-1550, 2006

GONÇALVES, L. H. et al. Metodologia para a implantação de programa de uso racional da água em edifícios. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. São Paulo, 1999

HESPANHOL, I.; GONÇALVES, O. M. (Coordenadores). Conservação e Reúso de Água – Manual de Orientações para o Setor Industrial, Vol. 1, 2004.

NUNES, L. G. C. F. Plano de conservação de água: escolas públicas estaduais da Cidade do Recife. Dissertação (mestrado) - Universidade de Pernambuco, Recife-PE, 2018. 154f.

OLIVEIRA, F. R. G. de. Consumo de água e percepção dos usuários para o uso racional da água em escolas estaduais de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2013.

PERNAMBUCO. Decreto nº 40.903, de 18 de julho de 2014: Dispõe sobre a gestão e racionalização do consumo de água no âmbito do Poder Executivo Estadual e de suas entidades vinculadas.

PERNAMBUCO. Portaria SAD nº 1.716, de 10 de julho de 2014 – Atualiza a Portaria 1.045 de 2013: regulamenta os requisitos mínimos de qualificação relativos ao exercício da função de gestor nas especialidades de água. Recife, 2014.

PERNAMBUCO. Termo de Cooperação Técnica nº 002/2017 que entre si celebram o Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Administração | SAD e a Universidade de Pernambuco | UPE com a interveniência da Escola Politécnica de Pernambuco | EPP/UPE. Recife, 2017.

RICHTER, B. D. et al. Tapped out: how can cities secure their water future?.Water Policy, 2013

SILVA, A. F. A. Análise de viabilidade técnica e econômica de medidas de conservação da água em prédios públicos administrativos do estado de Pernambuco. Recife, 2018.

SILVA, S. R. Conservação de água em prédios públicos no município do Recife. EDUPE, Recife, 2018.

SILVA, T. L. Alternativas de redução do consumo de água potável no palácio do governo de Pernambuco. Dissertação (trabalho de conclusão de curso) – Universidade de Pernambuco, Recife-PE, 2018

STEWART, R. A.; WILLIS, R. M.; PANUWATWANICH, K.; SAHIN, O. Showering behaviour al response to alarming visual display monitors: Longitudinal mixed method study. Behaviour & Information Technology, v. 32, n. 7, 2013.

.

UNEP - United Nations Environment Programme. Global Environment Outlook 3: past, present and future perspectives. United Kingdon: Earthscan, 2002.




DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p155-172

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.