A contribuição do Projeto Rondon na formação dos estudantes universitários
Resumo
As atividades de extensão universitária são fundamentais para a interação do estudante com a sociedade, pois conciliam a teoria aprendida em sala de aula, com a prática na comunidade assistida. O Projeto Rondon propicia esta interação ao levar estudantes universitários a diferentes regiões do Brasil para que desenvolvam ações de extensão em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Este estudo analisa as contribuições da participação no Projeto Rondon na formação pessoal e profissional dos estudantes, participantes pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Dos 28 questionários analisados, 100% responderam que a experiência foi válida e que contribuiu significativamente para sua formação profissional (93%) e formação pessoal (96%). Essa informação tornou-se mais evidente através dos relatos, os quais salientaram que o Projeto Rondon foi a “melhor experiência” e que o “trabalho em equipe” foi muito importante durante a operação. Desta forma, percebe-se que o Projeto Rondon é um grande aliado na formação dos estudantes, pois abrange a vivência de aspectos tanto profissionais, quanto pessoais, levando ao desenvolvimento de valores e aperfeiçoamento das aprendizagens acadêmicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BULHÕES, Alcides Emanoel Espindola; RAMOS, Elisângela Sousa; FEIJÓ, Emily Verônica Rosa da Silva; SANTOS, Lucas Pereira de Souza Santos. Relato de uma experiência de vida: comunidade e rondonistas integrando saberes. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 7, n. 10, p. 158-172, 2010.
BYDLOWSKI, Cynthia Rachid; LefEvre, Ana Maria Calvalcanti; Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo. Promoção da saúde e a formação cidadã: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1771-1780, 2011.
CAMPOS, Nathanael José de et al. Projeto Rondon operação Itacaiúnas: ações extensionistas no município de Rondon do Pará-PA. In: II CONGRESSO NACIONAL DO PROJETO RONDON, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
CASIMIRO, Leonardo. Projeto Rondon: uma lição de cidadania extensão. Revista Monografias Ambientais - REMOA, v. 13, n. 5, p. 4028-4033, 2014.
CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: 27 Reunião anual da ANPED, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2004.
CLEMENTE, Claudelir Corrêa; et al. Projeto Rondon: relato de experiência na cidade de Murici, Alagoas. Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 167-178, jan. / jun. 2011.
COSTA, Aline Aparecida Cezar. Práticas socioculturais no mundo da vida: experiências de cidadania entre estudantes da UNICRUZ por meio da extensão universitária. 2017. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social) - Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, 2017.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
FERNANDES, Margareth; MARTINS, Francisco Carlos. A importância da visita precursora do Projeto Rondon: relato de experiência em Santa Luzia do Pará, no Estado do Pará. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 1, n. 2, p. 5-44, 2011.
GONDIM, Sônia Maria Guedes. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Natal, v.7, n. 2, p. 299-309, 2002.
KLEN, Edmilson Rampazzo. Projeto Rondon: relatos de um professor rondonista da UFSC. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 81-93, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MENDES, Isabel Amélia Costa; TREVIZAN, Maria Auxiliadora; CUNHA, Ana Maria Palermo da. Campus avançado como extensão universitária. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 31, n. 1, p. 32-38, 1978.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Projeto Rondon. Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/. Acesso em: 19 set. 2017.
NETO, Francisco José da Silveira Lobo. Projeto Rondon: relações entre universidade e sociedade. Trabalho Necessário, v. 18, n. 37, p. 306-326, 2020.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p.119-133, 2011.
PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Fernando Ramalho; MIGUEL, Roberto Carlos. O compromisso do profissional em formação com a sociedade: relato de experiência intensiva e multidisciplinar de extensão universitária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 644-666, 2016.
PENHA, Maria Ruth Gonçalves da; et al. Projeto Rondon: conhecendo sua história. EntreAções: diálogos em extensão, Juazeiro do Norte, v. 1, n. 1, p. 119-132, 2020.
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Política Nacional de Extensão Universitária Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf . Acesso em: 18 set. 2019.
PRAVATO, Camila Medeiros. Projeto Rondon e ensino no Brasil: construção de uma aliança entre conhecimento empírico e científico. Juiz de Fora, 2011. p. 1-37. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/pravato-camila-projecto-rondon-e-ensino-no-brasil.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, Campinas, v.22, n. 76, out. 2001.
SANTOS, Edlander. A Origem do Projeto Rondon. Revista Da Cultura. 2013. n. 21, p. 25-31. Disponível em: http://www.funceb.org.br/images/revista/24_1t8w.pdf. Acesso em: 23 set. 2017.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 10-15, 2012.
SANTOS, Maria da Soledade Simeão; MENDES, Isabel Amélia Costa. Projeto Rondon: a metodologia educativo-assistencial de trabalho dos estagiários universitários. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p.124-137, 2005.
SAVELI, Esméria de Lourdes; TEIXEIRA DE PAULA, Ercília Maria Angeli. Projeto Rondon e sua função político social. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 59-63, 2006.
SCOLARI, Lidinara Castelli; ORO, Neuza Terezinha. Projeto Rondon: Relato de experiência de oficinas sobre fractais para professores do município de Eldorado dos Carajás. Cataventos, Cruz Alta, v. 3, n. 1, 2011.
SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf. Acesso em: 19 set. 2012.
SÍVERES, Luiz. Extensão universitária: processo de aprendizagem e procedimento de desenvolvimento sustentável. Cataventos, Cruz Alta, v. 4, n. 1, p. 1-13, 2012.
VIEIRA, Henrique Corrêa; CASTRO, Aline Eggres de; SCHUCH JÚNIOR, Vitor Francisco. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: XIII SEMEAD Seminários em Administração, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2010.
VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Aique, 2001.
DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p31-46
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.