A utilização de diferentes dinâmicas na abordagem da educação sexual para adolescentes

Luiza Aparecida Ansaloni Chagas, Natália Lopes Chaves Ciriaco, Raquel Alves da Costa, Priscila Totarelli Monteforte

Resumo


A incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na adolescência está entre as cinco principais causas de busca pelos serviços de saúde em países em desenvolvimento. O alto índice de disseminação das IST também se relaciona diretamente às questões culturais e de gênero, que podem dificultar tanto sua prevenção quanto seu tratamento. Mesmo com todas as campanhas de divulgação do Ministério da Saúde e demais órgãos do Sistema de Saúde, informações das escolas e da família sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, ainda há um número grande de infecções por jovens e adultos. Assim, o objetivo principal do presente trabalho foi gerar discussões, visando estimular o pensamento crítico e a autonomia de alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública de São João del-Rei, acerca dos temas que englobam as ISTs. Tais discussões ocorreram durante dinâmicas feitas nas escolas e foram intermediadas por bolsistas estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São João del-Rei. A partir das discussões geradas, foi possível perceber o interesse dos alunos pelos temas abordados, o que é caracterizado como um importante aspecto para qualquer âmbito da educação.

    

Palavras-chave


Educação sexual; IST; adolescência.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p312-324

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