Aprimoramento acadêmico por meio da participação no programa de educação tutorial

Daniela Hemsing, Samoel Ricardo Maldaner, Naiara Vitória Ferreira Cortes Koprovski, Alessandra Kozelinski, Karina Starikoff

Resumo


Em decorrência do rápido processo de mudanças em todos os âmbitos que o ser humano está inserido, cada vez mais se tem buscado aperfeiçoamento nos meios de ensino, no qual, o aluno deixa de ser mero ouvinte e entra em cena aplicando a teoria na prática. Dessa maneira, o Programa de Educação Tutorial (PET) surge como uma ferramenta que utiliza a tríade ensino, pesquisa e extensão como uma forma de aproximar a universidade da sociedade através da realização de suas ações. O PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar da Universidade Federal da Fronteira Sul foi criado no ano de 2010, na mesma época da implantação do curso de medicina veterinária na instituição. Em virtude da grande quantidade de pequenas propriedades da bovinocultura leiteira se fez necessária uma forma de assistência às propriedades levando informações, conhecimentos técnicos e práticos que contribuíssem na melhoria na qualidade do leite produzido. O objetivo deste relato é abordar o papel das atividades extensionistas desenvolvidas na formação profissional e pessoal dos egressos do programa. Foram analisados os depoimentos de 20 discentes e dois ex-tutores, além de informações em relatórios, planejamentos, planos de ações das mais diversas atividades desenvolvidas pelo programa durante o mesmo período, além de dados do currículo lattes de cada egresso. Os relatos destacam de forma diferencial a importância em participar do programa, com destaque nas atividades de extensão e de cunho social. Os egressos usufruíram da possibilidade de uma formação com um diferencial, que os tornou mais capacitados para exercer a profissão, com responsabilidade e ética, além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e na permanência dos agricultores no campo.


Palavras-chave


Extensão acadêmica. Extensão universitária. Atividades extensionistas

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DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p146-154

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