Núcleo Agrário Terra e Raiz: uma experiência de extensão universitária militante

Laura Lyrio Gonçalves, Letícia Viana de Moraes, Jaqueline Ferreira, Naila Chaves, Diego de Freitas Ungari, Nayara Albino Gonçalves, Wagner Alves Pereira, Nicole Barbosa, Camila Pereira de Souza, Natália Bernardo

Resumo


Introdução: O Núcleo Agrário Terra e Raiz/NATRA é um grupo de extensão da UNESP/Franca que atua junto aos acampamentos e assentamentos rurais na região de Ribeirão Preto/SP. A relevância dos projetos desenvolvidos pelo grupo se dá pelo contexto histórico brasileiro de concentração fundiária e desigualdade social que torna necessária a realização de políticas públicas de Reforma Agrária. O grupo se pauta na responsabilidade da extensão na construção do diálogo permanente entre comunidade e universidade pública, segundo o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Objetivos: Democratizar o acesso do meio rural à cultura presente em filmes e livros, além de estimular a leitura e a formação política por meio de atividades de mediação de leitura e reflexão em que participam adultos e crianças, além de fomentar o diálogo entre o rural e o urbano. Métodos: A filosofia do educador Paulo Freire, objetivando a criação do conhecimento pelo exercício permanente de construção da horizontalidade e respeito por meio do diálogo entre educadores e educandos. O grupo também tem um caráter interdisciplinar, pois possui integrantes dos quatro cursos do campus: Serviço Social, História, Direito e Relações Internacionais. Resultados: Durante o primeiro semestre de 2009 foram: cinco oficinas realizadas na E.E. Prof. Antônio Fachada, reuniões quinzenais nas áreas rurais para realização das atividades dos setores de Educação, Ciranda e Cultura. Para o segundo semestre o grupo planeja executar mais seis oficinas pelo projeto “Diálogo entre mundos: refletindo o rural e o urbano” além de dar continuidade às atividades no meio rural, com a mesma freqüência, para conclusão dos outros projetos acima mencionados. Resumo: Atualmente, o NATRA desenvolve quatro projetos: o “Diálogo entre mundos: discutindo o rural e o urbano.” aprovado pelo Núcleo de Ensino, o “Cultura em Raízes: Valorizando a educação e a cultura popular em assentamentos rurais da região de Ribeirão Preto/SP”, aprovado pelo Ministério da Cultura e Educação, o “Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Mário Lago” e o “Trabalho Social com Comunidade”, ambos aprovados pela Proex. O primeiro consiste em desenvolver oficinas quinzenais na E.E. Antônio Fachada, localizada na periferia de Franca. Os outros três projetos tratam-se do desenvolvimento de atividades que fortaleçam os setores de Educação, Cultura e Ciranda dos assentamentos Mário Lago e Sepé Tiarajú e do acampamento Alexandra Kolontai, por meio das frentes de trabalho: Biblioteca Itinerante, Ciranda Infantil e Cinema. Além disso, estes contam com as parcerias do Centro de Formação Sócio-Agrícola “Dom Helder Câmara” e da Profª Dra. Ana Paula S. da Silva do Depto. de Psicologia e Educação da USP/ Ribeirão Preto.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.