Atravessamentos da Política no Curso de Extensão Universitária

Maria Lourdes Silva, Anna Helena Carvalho Feliaciano, Josiane Cristine Nunes de Lima

Resumo


O presente trabalho relata as experiências vividas no curso de extensão universitária, intitulado “Audiovidualidades e Formação de Professores: leitura e produção”, realizado em parceria com a SEEDUC/RJ, em 2016. Nele, foram trabalhados diversos temas atuais e importantes à prática docente por meio das audiovisualidades. O curso objeto deste trabalho foi montado para proporcionar problematização dos usos do audiovisual nos espaços escolares tendo como ponto de partida uma reflexão sobre temas caros à escola, como relações étnico-raciais, drogas, gênero, comunicação, entre outros. O objetivo era promover meios de elaborar e usar recursos audiovisuais na sala de aula a partir das diferentes tecnologias disponíveis aos docentes e discentes, seja celular, tablet, máquina fotográfica, papel e caneta, etc. ancorados em questões da realidade social. A proposta era explorar as funções político-ideológicas de diversas tecnologias, refletir sobre seus usos e promover trocas de saberes. Como resultado, ressaltamos a importância de considerar o papel do momento político à época interferindo e alterando a proposta do curso, desde sua localização ao número de concluintes, e impactando no formato do curso. Tal demonstração do imbricamento entre realidade social e projeto escolar ressalta a importância da extensão que, ao ligar academia e sociedade, realiza o propósito de integrar à vivência dos professores às teorias acadêmicas.

Palavras-chave


Audiovisualidades. Curso de extensão. Educação. Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, MiKhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: HUCITEC, 1988.

BRASIL. MEC. Ministério Da Educação Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file.

DEUS, S; HENRIQUE, RLM. “A Universidade Brasileira e sua Inserção social”. In:

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012, p. 15-16. E-book. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MARTINS, Ligia Márcia. Ensino-Pesquisa-Extensão como Fundamento Metodológico da Construção de Conhecimento da Universidade. Bauru: UNESP, s/d. Disponível em: http://www.umcpos.com.br/centraldoaluno/arquivos/16_09_2011_134/Ensino_pesquisa_extensao_como_fundamento_metodologico_da_construcao_do_conhecimento_na_universidade.pdf.




DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p371-384

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.