Projeto de extensão universitária e serviço de saúde local: aproximação que educa

João Gabriel Magalhães Dias, Débora Tseng Chou, Ana Cláudia Camargo Gonçalves Germani, Alexandre Archanjo Ferraro

Resumo


Projetos de extensão universitária voltados para a área da saúde devem agir integrados aos serviços de saúde para promover assistência vinculada ao ensino. O objetivo deste artigo é descrever uma experiência de articulação entre uma extensão acadêmica de saúde (Projeto Bandeira Científica da Universidade de São Paulo) e a Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade assistida. Trata-se de um estudo descritivo sobre a experiência de construção de um sistema de referência e contrarreferência com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Tal ação foi composta por estudantes e profissionais com diferentes formações em saúde e dividida em 4 etapas: agendamento dos atendimentos; atendimentos e hierarquização das contrarreferências; entrega das contrarreferências; avaliação do processo. Para a avaliação, foi aplicado um questionário aos profissionais das UBS 4 meses após a expedição, além de feita uma análise objetiva das contrarreferências entregues. Na maioria dos 45 casos avaliados, a ficha de contrarreferência estava no prontuário e a partir das respostas ao questionário, entende-se que os atendimentos pela Bandeira Científica (BC) trouxeram novidades para o cuidado da população assistida. Em síntese, esta ação da BC foi uma estratégia de aproximação com o sistema de saúde local que contribuiu para a continuidade do cuidado e teve um impacto - significativo - no aprendizado dos envolvidos.

Palavras-chave


Relações comunidade-instituição; Relações interprofissionais; Atenção primária à saúde; Expedições

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