A relação entre extensão, pesquisa e ensino no projeto de extensão Dança Criança na Vida Real

Kathya Maria Ayres de Godoy, Rita de Cássia Franco de Souza Antunes, Cláudia Souza Rosa, Fernanda Sgarbi, Flávia de Oliveira Martins Coelho, Ítalo Rodrigues Faria, José da Silva Romero, Julianus Araújo Nunes, Juliana Rocha, Rosana Aparecida Pimenta

Resumo


Introdução: O Projeto Dança Criança na Vida Real foi gestado a partir do Edital UNESPPROEX - Apoio à Extensão Universitária – Violência (abril de 2008), com a parceria do Banco Real. Ele se constituiu como um projeto de ação cultural, cujo foco foi apresentar a linguagem artística da dança para crianças da EMEF Prof. Antonio Rodrigues de Campos situada na periferia da zona oeste da cidade de São Paulo. Objetivos: A proposta previu o entrelaçamento extensão, pesquisa e ensino por meio do desenvolvimento de ações multidisciplinares ao longo de 2008. Isso foi possível porque reunimos a experiência dos trabalhos já em andamento, como o “Projeto de Extensão IAdança”, o “Projeto Núcleo de Ensino Dançando na Escola” e estudos do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), coordenados pela Profª Drª Kathya Godoy e pela Profª Drª Rita Antunes. Tais iniciativas pertencem ao Instituto de Artes da Unesp (IA/Unesp).O Projeto Dança Criança na Vida Real foi inovador porque une três propostas convergentes para uma finalidade: o atendimento a uma comunidade socialmente excluída por meio do acesso a elementos da cultura diferenciados daquela em que está inserida. Métodos: Desenvolvemos quatro oficinas ao longo do ano ministradas e criadas pelos integrantes do GPDEE (alunos graduandos e mestrandos) sob a supervisão dos doutores do grupo. Essas oficinas tiveram como eixo o corpo e o movimento expressivo. As oficinas: a) “Jogo Geléia” trabalhou com o jogo e a improvisação, b) “Jogo teatral e a dança” abordou a relação entre a dança e o teatro, c) “Movimento, ritmo e dança” vivenciou a percussão corporal no dançar e d) “Olhar e entrar” apresentou um vídeo sobre a história da dança. Resultados: Constatamos que os resultados foram além do objetivo de apresentar a linguagem dança para as crianças. Destacamos 1) ter possibilitado ao graduando do IA entrar em contato com essa realidade por meio de ações artístico-educativas que o projeto contemplou, 2) ter colocado as professoras das classes participantes em contato com as possibilidades concretas e resultados apresentados pelos alunos, advindos da prática corporal no contexto da dança como componente integrador do currículo escolar e 3) a produção de um material inovador que foi apresentado e disponibilizado para a Escola. Este livro digital Dança Criança na Vida Real (ISBN 9788562309007), organizado por GODOY & ANTUNES (2008), totalmente ilustrado, é uma produção bibliográfica que se caracteriza como um material pedagógico para formação de professores. Nele encontramos a descrição do fazer e do refletir (todas as ações, depoimentos, oficinas, etc) em forma de texto (DVD ROM) e em forma de vídeo (DVD Documentário).

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.