Carta ao Leitor

Cleopatra da Silva Planeta

Resumo


CARTA AO LEITOR

 

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, assinou em 14 de dezembro de 2018 a Resolução que estabelece as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira[1]. O texto da resolução foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em decisão publicada em 27 de novembro no Diário Oficial da União, e define conceitos, diretrizes e princípios da Extensão para todo o sistema de Educação Superior do país, incluindo as instituições públicas, privadas e comunitárias. Além disso, define parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas. Essa Resolução regulamenta ainda o disposto no Plano Nacional da Educação 2014-2024, que prevê a inclusão da Extensão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

O Fórum de Pró-reitores de Extensão Universitária - FORPROEX teve atuação protagonista na proposição da minuta de resolução que foi apresentada e debatida em audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Educação no dia 17 de setembro. A Pró-reitoria de Extensão Universitária da Unesp participou em todas as etapas de discussão.

A Resolução que estabelece as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira certamente representará um grande avanço para a extensão universitária, na medida em que traz um referencial externo à Universidade e cria mecanismos de planejamento, registro e avaliação, processos que possibilitarão maior transparência e visibilidade das atividades extensionistas.

A Resolução será importante também para que a Extensão seja realizada com base em conceitos, princípios e diretrizes claros e consensuais, o que contribuirá para o seu aprimoramento e valorização.

Ressalta-se que de acordo com a Resolução as instituições de educação superior terão até 14 de dezembro de 2021 para implantação dos dispostos nas Diretrizes. Esse será um grande desafio para as Instituição de Ensino Superior.

A Revista Ciência em Extensão expressa seu compromisso em seguir as diretrizes estabelecidas pela Resolução que estabelece as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira, aprovada pelo Ministério da Educação, e colocará todos os esforços para que os conceitos, princípios e diretrizes nelas estabelecidos sejam consolidados e refletidos na qualidade de suas das publicações.

Cleopatra da Silva Planeta

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


[1] BRASIL, MEC. Portaria 1.350 publicada no DOU de 17/12/2018, Seção 1 p.34 que homologa o Parecer CNE/CES 608/2018 e institui as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Brasília 2018.  Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=102551-pces60818&category_ slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192  . Acesso em 20 de dezembro de 2018


Palavras-chave


Extensão Universitária, Divulgação Científica

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, MEC. Portaria 1.350 publicada no DOU de 17/12/2018, Seção 1 p.34 que homologa o Parecer CNE/CES 608/2018 e institui as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Brasília 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=102551-pces60818&category_ slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 20 de dezembro de 2018




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.