Percepção dos discentes de Medicina Veterinária (UFRRJ) sobre a equoterapia

Iury Uzêda da Rocha, Amanda Gonçalves Delgado, Camila Ferreira da Silva, Andreza Amaral da Silva, Anna Paula Balesdent Barreira, Valéria Marques de Oliveira, Tiago Marques dos Santos

Resumo


O Centro de Formação Interdisciplinar em Equoterapia (CFIE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é formado por uma equipe multidisciplinar que desenvolve desde 2014 atividades de ensino, pesquisa e extensão na esfera da Equoterapia. A equipe é composta por Médicos Veterinários, Zootecnistas, Psicólogos, Educadores Físicos e Arquitetos. Essa oportunidade de inserção profissional do Médico Veterinário ainda é pouco difundida e divulgada, sobretudo entre os estudantes e profissionais da área. O presente estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento e a percepção de discentes do curso de Medicina Veterinária da UFRRJ sobre Equoterapia. Para tal foi aplicado um questionário em 252 alunos contendo questões que avaliavam o perfil pessoal e o conhecimento sobre Equoterapia. Verificou-se que os discentes de Medicina Veterinária da UFRRJ são maioria mulheres e já receberam informações sobre Equoterapia. Em sua ótica a principal finalidade dessa atividade é terapêutica e a maioria acredita ser indicada a autistas, pessoas com deficiência e portadores de Síndrome de Down. A maioria dos entrevistados reconhece que o emprego da Equoterapia traz benefícios aos praticantes, sabe que existe o CFIE no campus da UFRRJ e enxerga essa prática como uma oportunidade profissional. Contudo, limita a atuação do Médico Veterinário na equipe multidisciplinar à manutenção da sanidade dos cavalos. Conclui-se que os estudantes de Medicina Veterinária da UFRRJ têm algum conhecimento sobre Equoterapia, mas a informação sobre a finalidade e aplicabilidade dessa prática ainda é rasa entre os discentes. As atividades do CFIE são conhecidas na comunidade universitária e os discentes admitem a Equoterapia como oportunidade de atuação profissional, sem, contudo, conhecer de fato as competências desenvolvidas pelo Médico Veterinário no contexto da atividade.


Palavras-chave


Terapia Assistida por Animais. Equinos. Medicina Veterinária. Inserção Profissional.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p21-35

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