Extensão universitária em educação para o trânsito: educando para a convivência segura e para cidadania

Claudio José dos Santos Júnior, Renata Gomes Pimentel, Pedro Willyam Bonfim e Silva Calheiros, Jackson Pinto Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de extensão “Educação para o Trânsito: caminhos da cidadania”, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, cuja proposta foi realizar ações lúdico/educativas que proporcionassem aos jovens do ensino fundamental o conhecimento de conceitos básicos de trânsito e temas correlatos, tais como: educação, segurança, mobilidade urbana, meio ambiente e cidadania, evidenciando a consciência sobre segurança urbana no trânsito, assim como a necessidade da inclusão de temas relacionados à educação para o trânsito no sistema de ensino, de maneira a contribuir para o comportamento seguro do cidadão no trânsito. O projeto atingiu cerca de sessenta estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com idades de treze a quinze anos, divididos em duas escolas estaduais de Maceió (AL). Escolhemos esse público por entender que nessa fase os jovens iniciam seu processo de amadurecimento e que levantar discussões sobre comportamento seguro no trânsito traria benefícios diretos para a vida adulta desses jovens. A ação cumpriu seu objetivo: despertar sobre o cuidado no trânsito e problematizar a educação para o trânsito desde a educação infantil como estratégia de preparação para um trânsito com menos intercorrências e constitui, ainda, um começo ao estímulo à pesquisa e à extensão sobre segurança e educação para o trânsito no âmbito das instituições de ensino básico.


Palavras-chave


Educação para o trânsito; Relações pedagógicas; Conceitos básicos de trânsito; Extensão Universitária.

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