Debatendo preconceito e exclusão: relato de uma experiência extensionista da Psicologia na escola

Gustavo de Aguiar Campos, Lanussy Karoliny Oliveira Lira, Karla Graciano Ribeiro, Luelí Nogueira Duarte e Silva

Resumo


Este artigo analisa uma experiência de inserção da Psicologia na educação básica a partir da prática docente de bolsistas do projeto de Psicologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi discutir, teoricamente, uma experiência de extensão em Psicologia, realizada através do PIBID, na qual foram realizadas, com alunos do Ensino Médio, oficinas sobre temáticas sociais ligadas ao preconceito e exclusão. Já os objetivos específicos foram: (1) analisar a experiência de inserção da Psicologia na escola e os resultados da intervenção realizada; (2) contextualizar as temáticas abordadas nas oficinas e sua pertinência na educação escolar; (3) refletir sobre a oficina enquanto metodologia formativa. A experiência extensionista concretizou-se pela construção da oficina “Atualidades em cena: sociedade e suas lutas” cujo objetivo principal foi promover discussões sobre algumas relações sociais ligadas a práticas excludentes e discriminatórias, a saber, violência de gênero, sexualidade, luta antimanicomial, questão indígena e relações raciais. Para tanto, foram adotadas as oficinas educativas e o uso de recursos midiáticos a fim de promover aprendizagem pela participação ativa. Dentre os resultados observados, ressaltam-se o enriquecimento da formação docente por parte dos bolsistas e o contato com discussões críticas acerca da sociedade atual por parte dos (as) participantes da oficina. A análise da experiência contribuiu na compreensão da importância da inserção de estudantes licenciandos em psicologia no espaço escolar por meio de projetos de extensão, bem como a relevância do PIBID e da extensão universitária no contexto escolar, promovendo uma formação humana mais ampla, reflexiva e crítica. Além disso, concluiu-se a importância de trabalhar essas temáticas no contexto atual brasileiro, onde vários direitos das populações mais vulnerabilizadas são retirados.


Palavras-chave


PIBID; Psicologia; Educação; Oficinas; Preconceito; Extensão Universitária.

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DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p270-282

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