Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília
Resumo
Introdução: Educação, Direitos Humanos e Cidadania são os conceitos norteadores do conjunto dos trabalhos desenvolvidos pelo NUDHUC - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marilia, sediado e coordenado pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília.Sua existência remonta ao início do ano de 1997 e se caracteriza como um espaço de discussão e de intervenção sobre a realidade social da cidade de Marília(SP) e adjacências o que é facilitado pela sua composição plural, pois reúne membros da Universidade, representantes de entidades civis, instituições públicas e particulares e voluntários diversos. Objetivos: Os princípios que norteiam os trabalhos desenvolvidos pelo NUDHUC se pautam na compreensão de que a promoção e defesa dos direitos humanos se fazem através de um processo que deve estar em conformidade com os propósitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e da Declaração e Programa de Ação de Viena, adotada em 1993. Tais documentos reconhecem a educação como meio fundamental para a promoção e defesa dos direitos humanos. Diante de tal premissa, as Universidades e os centros de pesquisa têm uma responsabilidade social frente à necessidade de se educar para a paz e para a tolerância e, consequentemente, buscar meios efetivos para a concretização dos direitos humanos apregoados nas Cartas e tratados internacionais. Métodos: As atividades estão sistematizadas em projetos de extensão universitária centrados no desenvolvimento de pesquisa e de intervenção na realidade pesquisada. Resultados: Sendo assim, as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo ao longo da sua existência foram: coordenação da elaboração do Programa Municipal de Direitos Humanos de Marília (SP), envolvendo aproximadamente 4.000 pessoas, Seminários sobre Direitos Humanos no Século XXI, neste ano (2005), estamos na quarta edição, Semana da Mulher e Seminários Temáticos, palestras, oficinas e conferências, coordena grupo de estudos composto por alunos da graduação e profissionais da educação e de outras áreas, exposições temáticas, exibição e debates sobre filmes e documentários. Tais projetos têm resultado na elaboração de metodologias alternativas de ensino e de material didático alternativo destinados à educação popular de crianças, jovens e adultos. Do mesmo modo, têm favorecido uma maior aproximação da Universidade com a comunidade na qual está inserida, pois o público alvo do conjunto dessas ações envolve a comunidade em geral e, sobretudo, grupos denominados por minorias sociais: crianças, mulheres, idosos, gays, negros, presidiários, entre outros.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.