Programa de visitação monitorada de estudantes a um centro de ciências: monitores, alunos, professores e aprendizagem

Camila Silveira da Silva, Luiz Antonio Andrade de Oliveira

Resumo


Um dos objetivos dos centros e museus de ciências é a popularização da Ciência e a difusão do conhecimento científico, a partir de um espaço não-formal com características peculiares. Como citam Krappas e Rebello (2001, p.68) “a educação formal, fornecida pela escola, não pode prover toda a educação e informação científica requerida pelos cidadãos, para que possam compreender as mudanças do mundo e participar nas decisões relativas à ciência”. Sendo assim, observa-se que esses espaços de aprendizagem não-formal podem também desempenhar a função de complementar a educação científica do público que os visita, e do público escolar em particular. Considerando também a relevância desses locais para a educação científica do público escolar, o objetivo desta pesquisa é apresentar informações sobre alguns dos atores que participam das atividades de visitação agendada de escolas a um centro de ciências, sendo eles os monitores, os alunos e professores visitantes, no que diz respeito ao papel desempenhado pelo monitor, ao comportamento dos visitantes, às atitudes dos professores, e como seria possível aferir se um aluno pode aprender ciências a partir de uma dessas visitas. Todos esses aspectos serão apresentados de acordo com a perspectiva dos monitores, considerando que durante as suas atuações, eles estão inseridos em um contexto sobre o qual devem considerar e refletir e, são eles, um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades propostas pelo centro de ciências, fazendo a mediação entre o conhecimento exposto e o público. Os dados apresentados nesse artigo foram coletados a partir de um questionário preenchido por monitores de um centro de ciências. Sobre o comportamento dos alunos visitantes, vimos que a idade, o desenvolvimento cognitivo, o nível escolar, a presença de professores no grupo e as atitudes dos demais colegas presentes no grupo, são alguns dos fatores determinantes para os padrões de comportamento. Em relação à atitude dos professores durante as situações de visitação, notamos também uma grande variação de comportamento, tendo aqueles que colaboram com a atividade proposta pelo monitor; outros que participam ativamente da apresentação; e também temos aqueles que se manifestam durante as apresentações, infelizmente, apresentando erros conceituais na fala utilizada durante a manifestação.

Finalmente sobre o papel dos monitores, fica fortemente caracterizado como sendo o de mediador do conhecimento. Essa é uma função muito importante, que exige uma formação ampla e ao mesmo tempo específica dos monitores, visto que suas atuações envolvem muitos saberes a serem explorados durante suas apresentações. Referindo-se à aprendizagem dos visitantes, a partir das impressões dos monitores, temos indícios de que algumas contribuições positivas ocorrem no processo de visitação.


Palavras-chave


Centro de ciências. Programa de visitação. Monitores. Alunos visitantes. Professores visitantes. Aprendizagem significativa.

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