Primeiros passos: introdução da criança à cultura

Débora Barbosa Vendramini Costa, Anelita Janaína Gallo, Thalita Rodrigues M. Machado, Beatriz Paglerani Monteiro, Marcella Sanches P. de Barros, Maria José Queiróz de Freitas Alves

Resumo


Introdução: A arte através de todas as suas formas de expressão tem sido, atualmente, um recurso extensamente utilizado por escolas e empresas como ferramenta na atenuação das pressões sociais e pessoais, possibilitando uma melhora no desempenho das atividades cotidianas das pessoas, além de inserir a cultura na vida das mesmas. Objetivos: Despertar o interesse nas crianças (filhos de funcionários e crianças da região do campus da Unesp/Botucatu) pela arte da dança expressa no ballet clássico. Métodos: As aulas são ministradas pelas alunas de graduação, duas vezes por semana: na creche da Unesp, terças e quintas feiras, das 13 as 14 horas e para as outras crianças , terças e quintas feiras, das 18h30 min às 19h30 min. Resultados: Crianças na faixa etária de 3 a 10 anos, após várias aulas participaram de coreografias, preparadas e ensaiadas pelas alunas/professoras. As apresentações de 2004 foram realizadas no II Encontro de Extensão da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e também no Feunart (Festival Universitário de Arte), organizado pelo centro acadêmico da Medicina. O projeto continua em 2005 e as coreografias estão sendo preparadas, para apresentação no Feunart de 2005 e na festa de final de ano da creche.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.