Solutions: diretório especializado em química na internet para uso da comunidade

João Olímpio Tognolli, Eliana Alves Arxer

Resumo


Introdução: A cada dia cresce a importância da Internet como fonte de informação nos mais diferentes ramos do conhecimento para alunos, especialistas e usuários em geral. Para auxiliar os usuários em geral existem os mecanismos de busca (por exemplo: GOOGLE) e os diretórios especializados que são direcionados para uma área específica do conhecimento acompanhado de suas inúmeras subáreas. Objetivos: O desenvolvimento de um diretório especializado em química reunindo em dezenas de categorias os diferentes tópicos desta área da ciência, para criar um canal de comunicação entre os especialistas da universidade e a sociedade em geral. Métodos: Utilizando palavras chaves representativas da área de química extraídas de diferentes fontes (literatura científica e a própria internet) são compostas categorias para reunir os diferentes endereços de informação existentes na internet. Resultados: Em 18 de junho de 2001 foi ativado o diretório especializado em química: SOLUTIONS (http://www.solutions.iq.unesp.br ou http://solutions.iq.unesp.br) para facilitar o acesso ao conteúdo de química existente na internet. Ao reunir endereços de páginas “web” do meio científico e empresarial existente no Brasil e no mundo, auxilia estudantes na localização de fontes para trabalhos escolares e profissionais na busca de informações específicas para a sua atuação e atualização. Constitui ainda um meio de difusão da instituição universitária (UNESP) a medida que é acessado milhares de vezes ao ano. Registra-se a presença deste projeto de extensão em outros mecanismos de busca (por exemplo: TEOMA) onde recebe a recomendação de ser uma fonte para especialistas. A participação de aluno bolsista de extensão universitária da PROEX/UNESP auxilia a manutenção e a atualização contínua deste projeto.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.