Políticas públicas em fruticultura como fator de inclusão social

Aloísio Costa Sampaio, Terezinha de Fátima Fumis, Aparecida Marques de Almeida, Maria José De Marchi Garcia, Orlando Marcos de Oliveira, Juliano Piovezan Pereira

Resumo


Introdução: Os assentamentos rurais e os pequenos produtores rurais apresentam limitações em relação ao acesso à tecnologia de produção em fruticultura e total ausência de informações e apoio institucional para comercialização e agregação de valor aos frutos produzidos. Objetivos: Divulgar os resultados obtidos através de projeto de políticas públicas apoiado pela Fapesp como um possível modelo a ser implantado em áreas de assentamento rural no Estado de São Paulo, envolvendo parcerias entre instituições públicas e privadas. Métodos: As parcerias envolveram a APTA-Regional/Bauru, UNESP/Bauru, USC (Centro Experimental), Secretaria Municipal da Agricultura e Sebrae. Através de pesquisa de campo com a cultura do maracujá amarelo, observou-se que a mesma poderia significar uma boa opção de renda para pequenos produtores rurais, já que apresentam ciclo de produção curto, baixo nível de investimento e grande demanda de mão de obra para as práticas culturais. Realizou-se, dias de campo em experimento com maracujá amarelo, sistema telado de produção de mudas, palestras e reuniões técnicas. Os produtores coletaram amostras de solo para análise química e exame nematológico e receberam as devidas orientações. Adquiriu-se um classificador mecânico de frutos, uma linha completa de processamento de polpa, empilhadeira e câmara fria. A formação de mudas da seleção Afruvec de maracujá encontra-se no 3o ciclo de produção, totalizando 80.000 mudas. Resultados: Em decorrência da participação ativa dos produtores foi criada a BauruFrutas (Associação de Fruticultores de Bauru e Região), registrada em cartório e com CNPJ. Foram criados uma logomarca da Associação e um sistema de visualização para caixas de papelão ondulado, visando à comercialização coletiva de frutos para mesa. Atualmente, a BauruFrutas encontra-se com 35 associados ativos produzindo maracujá, que comercializam os frutos de mesa no Ceasa de Bauru e em supermercados, e os frutos sem padrão para mesa transformados em polpa. Realizou-se uma parceria com a Goiabrás, visando à diversificação através do plantio de goiaba de mesa. Pode-se observar o grande interesse e potencial dos agricultores familiares em projetos de políticas públicas que apresentem o envolvimento de várias instituições, dentro de um planejamento de ações interligadas envolvendo a geração e transferência de tecnologia, fundamentais para se conseguir a inclusão social de pequenos produtores rurais.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.