Programa para Enfrentar o Mercado de Trabalho (POMT)

Beatriz Reginatto Lotti, Luiz Carlos Canêo, Ynaiê Iyale Bhering Soares, Júlia Pacognella Marin, Heloísa Cristina de Oliveira Santos

Resumo


Introdução: A realidade de trabalho, hoje, aponta profundas transformações que o mercado vem sofrendo, como o desenvolvimento tecnológico acelerado e a crescente globalização da economia. Isso implica uma nova organização da sociedade, que passa a valorizar a flexibilidade, rapidez nas respostas e mudança nos padrões de qualificação dos trabalhadores. O cenário atual evidencia uma guerra econômica por espaços mercadológicos, onde a principal arma é a competitividade. Decorre um processo crescente de fechamento de postos de trabalho e dispensa de funcionários, especialmente aqueles com menos qualificação profissional. Observa-se o chamado desemprego estrutural, aonde a inserção no mundo de trabalho ultrapassa a capacidade de escolha pessoal. Isso tem contribuído para a desumanização das relações sociais e para que milhares de trabalhadores, ao ficarem sem emprego, sejam excluídos do sistema produtivo. Parte deste contingente sobrevive de benefícios públicos, outros buscam na economia informal alguma renda para garantir a subsistência, enquanto outros se situam numa condição de pobreza, assim, a conquista de um emprego poderá se tornar um objeto idealizado por muitos e, nem sempre conquistado por todos. Participar de um processo de reflexão e análise sobre tais questões favorece o desenvolvimento de novas atitudes e o planejamento de ações que podem maximizar a possibilidade de recolocação. Objetivos: o Programa para Enfrentar o Mercado de Trabalho (POMT) pretende contribuir com aqueles que necessitam de orientação para reinserção no mercado de trabalho. Métodos: o programa está estruturado nos módulos: Frente a frente com a falta de trabalho: Sentimentos & Cognições, As transformações no mercado de trabalho, Frente a frente comigo mesmo: conhecendo as minhas habilidades profissionais, Planejamento e recolocação profissional. Entrevistou-se 22 pessoas que procuraram espontaneamente o programa, após anúncio no jornal. Com base nas questões avaliadas, conheceu-se o perfil dos que mostravam interesse em participar do programa. Realizaram-se dez encontros, com duração de três horas, e utilizou-se como exercícios de dinâmica de grupo, simulação de entrevistas, apresentação teórica sobre concepções de emprego/desemprego e a situação atual do mercado de trabalho e debates sobre os temas apresentados. Resultados: teve-se que todos os participantes avaliaram o programa satisfatoriamente, ressaltando que as expectativas foram superadas, sentindo-se preparados para enfrentar o mercado. Eles puderam se conhecer, autoavaliaram-se, refletiram sobre questões sócio-históricas, procuraram conhecer seus interesses e habilidades, elaborando conscientemente um projeto de vida a ser seguido, com objetivos definidos e mais confiança em si mesmos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.