Hidroponia como alternativa de produção de alimentos de forma sustentável no sertão alagoano

Rafael Monteiro Chagas Teodózio, José Paulo Vieira da Costa, Izabel Vieira de Souza

Resumo


Introdução: A hidroponia corresponde ao cultivo de plantas sem a utilização de solo. O substrato é a água contendo os nutrientes de que a planta necessita. No sertão o clima é quente, seco e há escassez de água. Com a hidroponia, o agricultor poderá produzir durante o ano todo sem preocupação com a falta de chuva. Objetivos: O objetivo principal foi a instalação de uma estação experimental de hidroponia no alto sertão alagoano, para o desenvolvimento de estudos da técnica na região e para futuras produções de hortaliças, gerando assim, renda, durante todo ano para os pequenos agricultores do semin-árido de Alagoas. Métodos: Foram realizadas visitas à comunidade envolvida para proferimento de palestras e ministração de cursos sobre hidroponia e como cultivar sem o uso do solo. Resultados: A estação experimental foi montada no final de abril de 2006 e iniciada a primeira produção, sendo a primeira colheita efetuada em junho de 2006 com vendas na própria comunidade rural e em supermercados da cidade. Inicialmente uma família ficou como responsável pela horta hidropônica, mas pretende-se dar incentivo para que, a médio e longo prazo outras famílias possam cultivar essa técnica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.