A prática do atletismo para pessoas com deficiência na FCT/UNESP de Presidente Prudente

Eduardo Armando Bausas Junior, João Paulo Casteleti de Souza, Daniel Silva, Isaque Augusto, Fernanda Silva, Ana Rita Silva, Alan Abrão Rosell, Diego Araújo, Paulo Roberto Brancatti

Resumo


Introdução: Incluir as pessoas com deficiência, seja em quaisquer atividades na sociedade é algo que ainda hoje, mesmo após a Declaração de Salamanca (1994), pouco se tem feito para que os procedimentos-padrões das Nações Unidas para a equalização das oportunidades para as pessoas com deficiência tenham êxito. Sendo assim, proporcionar a pessoa com deficiência a oportunidade de praticar esportes dentro do contexto do atletismo foi a idéia inicial do projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) desenvolvido em 2005 dentro das dependências da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente, e conta com o apoio institucional da PROEX. Objetivos: Inserir as pessoas com deficiência dentro da prática do atletismo, possibilitando a participação dos mesmos em torneios e circuitos, tanto em nível regional, quanto em nível nacional. Divulgar o esporte adaptado, afirmando os direitos que essas populações em especial possuem, permitindo também a socialização entre as pessoas com deficiência e demais atletas. Métodos: O grupo de participantes é composto por 7 atletas, sendo 4 com amputações, 2 com paralisia cerebral e 1 deficiente visual. Os encontros para treinamento ocorrem duas vezes por semana – sendo que uma parte do grupo treina pela manhã, e outro pela parte da tarde. Durante o período de duas horas trabalham-se todos os princípios de treinamentos destinados à prática do atletismo, tais como força, velocidade e resistência, específicos para cada modalidade como, por exemplo, o lançamento de disco e dardo, o arremesso de peso, e as corridas de 100, 200 e 400 metros rasos. É durante o treinamento que a participação discente torna-se fundamental, pois através dos conhecimentos obtidos pelos respectivos cursos, a teoria torna-se prática. Sob orientação do professor coordenador do projeto, o aluno pode desenvolver seus conhecimentos tanto direcionados para o treinamento esportivo, como para recuperação e práticas fisioterápicas. Resultados: Desde o início do projeto foi possível observar sensíveis mudanças nas atividades realizadas pelas pessoas com deficiência. É fato que o esporte adaptado promove a busca por novos horizontes dentro do ambiente de competição, mas fora dele, a prática esportiva tem proporcionado nesses indivíduos um aumento da auto-estima, de sua independência e autonomia. Resultados significativos já podem ser observados em competições regionais e nacionais, principalmente nas etapas realizadas no circuito paraolímpico loterias Caixa que acontecem desde 2005. Nossos atletas estão classificados entre os melhores do país, demonstrando que o trabalho que vem sendo realizado merece todo o crédito dos atletas, dos discentes e docentes, ou seja, do grupo todo. Apoio: Prudenaço, Transportes Andorinha e Pastorinho.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.