Educação ambiental na universidade: um diálogo com a comunidade

Antônio Cezar Leal, Eliana Maria Guimarães Alves, Michele Balbin, Katia Fernanda Pereira, Eder Pereira dos Santos, Rubens Matos

Resumo


Introdução: O Centro de Ciências faz parte do Circuito Cultural e Cientifico da FCT/Unesp, o qual recebe visitas de escolas públicas e particulares dos ensinos infantil, fundamental e médio, grupos da terceira idade, projetos educativos e a comunidade em geral. O Projeto Educação Ambiental e Águas vêm sendo realizadas desde 1996, com o apoio da PROEX e do Departamento de Geografia, junto ao Centro de Ciências da FCT-UNESP, com a participação de alunos da graduação do curso de Geografia. Objetivos: Objetiva-se desenvolver atividades educativas que estimulem a valorização da água no cotidiano da população e a discussão dos resíduos sólidos na atualidade, contribuindo, assim, para a sensibilização da comunidade e uma mudança de atitudes e valores em relação ao meio ambiente. Métodos: Com o apoio dos estagiários os visitantes entram em contato com os materiais expostos, vão interagindo e explorando os temas (águas e resíduos sólidos). O espaço do projeto no Centro de Ciências acomoda uma exposição permanente com maquetes de bacias hidrográficas, cooperativa de material reciclável, aterro sanitário e rede de abastecimento de água, lixão, voçorocas e mata ciliar, estante com o histórico dos materiais recicláveis, vídeos, teatro de fantoche, artesanatos e brinquedos feitos com materiais recicláveis, painéis informativos e jogos interativos. As atividades são realizadas considerando-se a idade e o número de alunos, para garantir que sejam compreensíveis e adequadas ao público participante. Resultados: Os resultados desse projeto são evidenciados pelo estabelecimento de uma maior aproximação das escolas com a universidade, propiciando experiências educativas para alunos e professores dos ensinos infantil, fundamental e médio e a possibilidade de capacitação profissional aos alunos da graduação. No primeiro semestre de 2007, foram atendidas 1.842 alunos/professores de escolas de presidente Prudente e de municípios da região e de estados vizinhos. Resumo: No Projeto Educação Ambiental e Águas, do Centro de Ciências da FCT/Unesp, são desenvolvidas atividades voltadas à divulgação científica, com o apoio da PROEX e participação de alunos do curso de Geografia. Objetiva -se desenvolver atividades educativas que estimulem a valorização da água no cotidiano da população e a discussão dos resíduos sólidos. O espaço acomoda uma exposição composta de diversos materiais didáticos que trazem informações sobre os temas. Com o apoio dos estagiários os visitantes entram em contato com todo o material. Os resultados desse projeto de educação ambiental são evidenciados pelo estabelecimento de uma maior aproximação das escolas com a universidade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.