Trabalhando com Ciências: o uso de oficinas pedagógicas e feira de ciências como estratégias de ensino-aprendizagem

Lígia Carolina Lavezzo, Juliana Alcarde Rudine, Flávia Amoroso Matos, Carolina Buso Dornfeld, Kátia Luciene Maltoni

Resumo


Introdução: A preparação dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Ilha Solteira conta com o auxilio das Disciplinas de Práticas Pedagógicas que levam os graduandos a produzirem materiais didáticos e os inserem na realidade da atuação profissional. Objetivos: Desta forma, o objetivo do projeto foi trazer alunos do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública estadual e particular, para o convívio da UNESP, suplementando o conhecimento dos mesmos, sobre o conteúdo de Ciências Naturais, por meio de Oficinas Pedagógicas e Feira de Ciências realizadas ao longo do ano de 2006. Métodos: Foram ministradas quatro oficinas com diferentes temáticas e aplicados questionários de avaliação da qualidade da oficina e do aprendizado dos alunos: I) Montagem de Gibi: oferecida para 5ª séries do Ensino Fundamental e repetidas dez vezes, com o tema Cadeia Alimentar e Interações entre seres vivos, II) Rochas Ornamentais: atendendo 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e repetidas nove vezes. Nessa atividade foram demonstrados diferentes tipos de rocha obtidas em uma coleção da UNESP, III) Ovo: realizadas em 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, apresentando conceitos físicos (empuxo e densidade) e biológicos (conteúdo nutricional) e IV) Extração de DNA de espécie vegetal (cebola): repetidas onze vezes e trabalhadas no Ensino Fundamental e Médio. Participaram 4 escolas: Escola Estadual Arno Hausser, Colégio Euclides da Cunha, NEP Objetivo, Escola Estadual LEA, totalizando 755 alunos. Ao fim das atividades, realizou-se uma Feira de Ciências, nos dias 29 e 30/11/2006, que representava um espaço para produção coletiva do conhecimento e um lugar para se repensar a relação entre educação e sociedade. Exposições e atividades desenvolvidas: Museu de Invertebrados, Museu de Vertebrados, Jogos, Música e Oficina do Gibi. Trabalhos apresentados pelas escolas participantes: Arno Hausser: pirâmide alimentar, Anglo: livro de pano, pirâmide alimentar e jogos, NEP: experiências de química e circulação sanguínea e Euclides da Cunha: maquetes e livros. Resultados: Analisando os questionários referentes às atividades desenvolvidas, pode-se concluir que a duração das oficinas foi classificada como Adequada, assim como os recursos didáticos utilizados, sendo que os alunos-professores tiveram um desempenho classificado como Ótimo. Por fim, considera-se que projeto trouxe novos conceitos para 98% deles, contribuindo, assim, para uma melhoria na educação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.