Música, teatro e dança exaltam a paz

Reynuncio Napoleão de Lima

Resumo


O Programa de Atividades Culturais da PROEX dedicou especial atenção ao 4° Congresso de Extensão Universitária da UNESP para configurar um amplo painel do tema oportuno que a Universidade discute: a violência que se alastra no país e no mundo. O procurou lançar uma luz nova, ainda que tênue, sobre esse terror obscuro e irracional que nos inquieta continuamente. Palestras, mesas redondas e eventos artísticos articularam-se para provocar novas consciências e reativar mentes cansadas, adormecidas ou acovardadas, apontando com o dedo as fraturas já reiteradamente expostas: a desigualdade social, o desrespeito aos direitos humanos, a fome, a miséria, o desemprego, o analfabetismo, o individualismo dos privilegiados, o enriquecimento à custa do trabalho dos outros, a ne urose do lucro, a dominação econômica, política e cultural. Desta feita, neste 4° Congresso, a inquietação dos participantes mostra-se objetiva e corajosa em busca de soluções que primeiro desvendem as contradições básicas, sóciopolíticas e econômicas de nosso país periférico no jogo feroz e enganoso da globalização. Tolices são ditas (e logo ignoradas) no jogo democrático...

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.