A escola pública no contexto das comunidades carentes: interação como desafio

Maria Aparecida dos Santos Siqueira, Reis Friede, Kátia Eliane Santos Avelar, Maria Geralda de Miranda

Resumo


O presente estudo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação da CAPES, junto a alunos de uma escola municipal, localizada no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo inicial da pesquisa, que era verificar os níveis de letramento[i] dos discentes, por meio de atividades aplicadas no decorrer de um semestre letivo, foi ampliado com a inclusão de atividades de geração de renda para as mães dos alunos pesquisados. Os dados apresentados foram levantados por meio de instrumentos de coleta de dados (questionários) aplicados primeiramente às mães e, posteriormente, aos alunos, após a convivência destas nas oficinas de artesanato e culinária, organizadas na comunidade. Os resultados demonstram uma mudança no relacionamento mãe-filho-escola e, em consequência, a melhoria no aprendizado dos alunos. A conclusão do estudo confirma a importância da intervenção social junto às famílias, residentes em comunidades carentes, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos filhos.


[i]Conceito utilizado a partir de Soares (2010), que afirma que o indivíduo alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, mas não é necessariamente um indivíduo letrado. O letrado é aquele que usa socialmente a leitura e a escrita em suas práticas cotidianas.

 


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, Educação Básica, Geração de renda

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.

PORTAL GEO RIO. Disponível em . Acesso em 20 dez. 2012.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010

MIRANDA, M. G. “A linguagem e os seus usos sociais: inclusão social e desenvolvimento humano”. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, 2011

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.




DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p172-183

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.