Concepções de extensão e desenvolvimento na Universidade Federal de Pelotas: uma análise a partir dos seus atores

Darlan Pez Wociechoski, Nádia Velleda Caldas, Marcio Silva Rodrigues

Resumo


O objetivo desse trabalho foi analisar as concepções de extensão universitária e de desenvolvimento, que atualmente predominam na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da perspectiva dos autores dos projetos de extensão. Foi um estudo in loco, com abordagem qualitativa com dados coletados através de entrevistas e submetidos à análise interpretativo-descritiva. Os resultados indicaram que a extensão de concepção crítica mostra-se imprescindível para o desenvolvimento territorial promovido pelas universidades. Nos docentes mais associados à concepção crítica de extensão foi possível identificar a utilização de metodologias participativas de ensino e pesquisa, as quais indicam possíveis caminhos para efetivação do desenvolvimento territorial pelas universidades e, inclusive, a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave


extensão universitária; desenvolvimento territorial; desenvolvimento rural

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.