Avaliação da percepção de acadêmicos de odontologia sobre a participação no Programa de Atenção Odontológica à Gestante da FOA-UNESP

Suzely Adas Saliba Moimaz, Nemre Adas Saliba, Cléa Adas Saliba Garbin, Lívia Guimarães Zina, Taíla Mansano Moscardini

Resumo


O Programa de Atenção Odontológica à Gestante é desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na Faculdade de Odontologia (UNESP) de Araçatuba, envolvendo gestantes, docentes, acadêmicos e pós-graduandos, e visa proporcionar a interação entre graduação e pós-graduação; entre universidade, os serviços de saúde e comunidade. Integra ensino, pesquisa e extensão, beneficiando todos os segmentos envolvidos. Os alunos participantes desenvolvem ações de promoção e prevenção com as gestantes nas 11 UBS do município e tratamento odontológico na clínica de gestante da FOA-UNESP, contemplando assim a atenção integral à saúde. Com o objetivo de avaliar a percepção dos acadêmicos sobre a participação no Programa, foi aplicado um questionário com 12 questões abertas e fechadas referentes ao programa. Os dados foram processados, utilizando-se o software Epi Info para análise estatística. As questões discursivas foram descritas através da técnica qualitativa de análise de conteúdo. Dentre os 27 acadêmicos participantes, 24 responderam ao questionário. Quanto ao motivo que os fizeram participar do Programa, 33,33% relataram a busca por novos conhecimentos e 25% o contato com as gestantes. Questionados sobre a contribuição na formação profissional e pessoal, 50% citaram o aumento de conhecimento, seguido por um melhor relacionamento com as pacientes (29,17%) e maior experiência no tratamento (12,50%). Em relação à dificuldade nos temas envolvendo o atendimento à gestante, 50% relacionaram a prescrição medicamentosa, os procedimentos clínicos invasivos (22,70%) e os cuidados com o bebê (9,10%). Do total, 75% assinalaram a sua participação como plenamente satisfatória e 25% como parcialmente satisfatória. O contato com as gestantes e possibilidades de atuação nas UBS foram alguns dos pontos positivos ressaltados pelos alunos. Utilizando-se a técnica qualitativa de associação de palavras, foram destacadas unidades semânticas relacionadas ao sentimento que o Programa despertou nos alunos, aos aspectos educativos e de caráter social. Os resultados obtidos sugeriram uma efetiva participação dos alunos no Programa, de forma consciente e ativa, demonstrando que as ações desenvolvidas estão alcançando seus objetivos ao promover a educação em saúde às gestantes, além de capacitar os alunos para o atendimento deste grupo especial.

Palavras-chave


Odontologia. Educação em odontologia. Avaliação de programas. Estudantes de odontologia. Gravidez. Assistência odontológica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.