Programa de cessação ao tabagismo: perfil e resultados

Claudia Helena Bronzato Luppi, Maria Virgínia Martins Faria Faddul Alves, Alana Arantes Santos

Resumo


Introdução: O tabagismo, conceituado pelo consumo de tabaco, caracteriza-se por intoxicação aguda ou crônica decorrente do hábito de fumar e, portanto, necessita de tratamento. Objetivo: caracterizar tabagistas atendidos no Programa de Cessação ao Tabaco do Ambulatório de Tabagismo. Metodologia: A população constituiu-se de 159 indivíduos, atendidos em 2003 e 2004, com participação efetiva no programa de 92 indivíduos. A coleta de dados se processou por meio de questionário elaborado, acrescido do FTDN (Fagerstrom Test for Dependence Nicotine). Resultados: A faixa etária predominante (73%) variou entre 31–50anos. Quanto às características gerais dos participantes, 57,2% eram do sexo feminino, 57,6% casados, 54,1% possuíam grau primário de escolaridade; 45,6% procuraram voluntariamente o serviço e 43,3% vieram por indicação médica; 50% recebiam de 2 a 4 salários-mínimos. No tocante aos problemas de saúde, hipertensão, gastropatias, asma e enfisema pulmonar foram citados por 45,1% dos indivíduos. Dentre os sintomas respiratórios, 86,1% relataram a presença de um ou mais, como tosse, catarro, chiado ou falta de ar. A maior parte dos pacientes começou a fumar na faixa de 11–20 anos de idade (81,1%). O consumo diário se estabeleceu na faixa de 11 a 20 cigarros (57,9%). Com relação ao tempo de tabagismo, 66,7% encontravam-se na faixa de 11 a 30 anos. Quanto à questão sobre interrupção ao tabagismo, 74,5% efetuaram uma ou mais tentativas anteriores de cessação. O resultado final do Teste de Fagerstrom revelou que 39% dos pacientes pontuaram com grau elevado de dependência (6-7) e 37,7% resultaram em grau muito elevado (8-10). Dentre os 92 indivíduos que completaram o programa, 35,9% obtiveram sucesso no tratamento, sendo que, quanto aos recursos utilizados, 30,3% escolheram a medicação e somente 3% optaram pela goma de nicotina. Conclusões: condição social e grau de escolaridade podem influenciar no tratamento, em termos de compreensão do conteúdo e utilização adequada dos recursos. Confirmou-se a tendência mundial de aumento da prevalência do hábito de fumar entre o sexo feminino. A adolescência caracterizou-se como faixa etária predominante de iniciação, reafirmando o conceito estabelecido no meio científico. Os fumantes apresentaram maiores valores de prevalência para os sintomas respiratórios, resultado esperado em virtude da condição tabágica e do tempo de tabagismo decorrido. Apesar da pontuação do grau de dependência, os resultados do programa apresentaram-se satisfatórios, provavelmente devido às experiências anteriores de interrupção, que contribuem gradativamente na decisão para mudança de comportamento e, também, em função da utilização adequada dos recursos.

Palavras-chave


Tabagismo. Cessação. Dependência.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.