Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de Ibiúna, SP, Brasil
Resumo
A promoção do bem estar animal e controle de zoonoses carece de trabalhos educativos com a comunidade. O envolvimento de órgãos oficiais de serviços de saúde é essencial para o desenvolvimento destas ações. Este estudo teve o objetivo de promover a mudança de atitude das crianças do ensino fundamental em relação a estes temas. O trabalho foi realizado no período de maio a setembro de 2004, totalizando cinco meses e duas escolas da zona rural do Município de Ibiúna - SP. Realizaram-se reuniões prévias com os professores para a apresentação do projeto com fornecimento de material didático. Estes trabalharam com os alunos durante duas semanas para os deixarem familiarizados com os temas zoonoses e bem estar animal. Após este período, foi feita uma apresentação teatral pelos funcionários do setor de zoonoses mostrando a realidade do município em relação às zoonoses e bem-estar animal, com final dado a peça pelos alunos. Houve uma grande participação dos professores e alunos com grande quantidade de trabalhos e pesquisas sobre os temas realizados por estes. Participaram do trabalho 230 alunos, e foram realizadas quatro apresentações teatrais. O trabalho mostrou que é preciso despertar o emocional da criança, devido ao fato de estarmos trabalhando com vidas e promovendo a saúde pública preventiva. A mobilização de professores e alunos, planejamento e cronograma das ações, foram os pontos fundamentais do sucesso do programa. Há necessidade destes trabalhos nas escolas de forma continuada.
Palavras-chave
Bem-estar animal. Zoonoses. Educação. Alunos. Teatro.
Texto completo:
PDFRevista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.