Perfil dos participantes do núcleo UNESP-UNATI do campus de Presidente Prudente

Maria Estelita Rojas Converso, Isabele Iartelli

Resumo


Devido ao grande aumento da população idosa em todo mundo, atualmente existe uma maior preocupação em tornar a velhice mais produtiva e saudável. Com esta finalidade, o Núcleo UNESP-UNATI do campus de Presidente Prudente, procura contribuir oferecendo diversas atividades e proporcionando uma importante integração social entre estes indivíduos. Assim, vê-se a necessidade de caracterizá-los e conhecer melhor seus interesses, para que haja um aprimoramento e um planejamento das atividades, fazendo com que estas atendam as expectativas e necessidades do grupo participante. Para a caracterização coletaram-se dados sobre sexo, escolaridade, estado civil e moradia. Nota-se, pelos resultados, que a maioria dos participantes mora com seus familiares em detrimento dos que moram sozinhos. Em relação ao estado civil predominam os casados. De acordo com o grau de escolaridade, tivemos um alto índice de participantes com ensino superior, a partir de 2002, que apenas no ano de 2001 foi ultrapassado por um índice maior de participantes com ensino fundamental incompleto. Fato que também pode ser explicado pelos tipos de atividades que foram inseridas no programa. A faixa etária predominante foi de 50 a 70 anos para ambos os sexos. De acordo com os resultados obtidos, podemos notar que o idoso está se sensibilizando como agente ativo de sua própria saúde, sempre buscando melhorar sua qualidade de vida.

Palavras-chave


Idoso. Terceira idade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.