Promoção do uso racional de fotoprotetores

Flavia Scigliano Dabbur, Karwhory Wallas Lins da Silva, Maria das Dores Vieira da Silva, Ingryd Mayara Nunes Gonçalves

Resumo


A pele é o maior órgão do corpo humano e por ser externa está exposta aos danos provocados pela radiação solar, que podem variar do rubor ao câncer de  pele. Apesar do Brasil ser o segundo no mundo em consumo de protetores solares, trabalhos e artigos concluem que a população faz o uso incorreto desses produtos, não se beneficiando por completo da formulação cosmética. O projeto intitulado “Protetores da Pele”, relata as experiências das ações desenvolvidas pela equipe formada por docente e discentes do Curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac. Pensando nas alterações da pele causadas pela exposição sol, os integrantes do projeto idealizaram promover o uso racional de fotoprotetores na cidade de Maceió-AL, durante o período de fevereiro a dezembro de 2016. As intervenções envolveram a exposição verbal e escrita de informações sobre como e quando utilizar o fotoprotetor, quais as formas de proteção, escolha do fator de proteção solar versus fototipo de pele, quando e qual a quantidade de fotoprotetor utilizar, como e quando deve ser feita a reaplicação, horário ideal de exposição ao sol e explicação dos novos termos da rotulagem. Ao longo do período de vigência do projeto foram realizadas 23 ações, com aproximadamente 1000 pessoas abordadas e sensibilizadas pelas diferentes intervenções. Viu-se dessa forma um método, funcional, econômico e interativo de trocar informações com o público em geral. Devido ao sucesso, interesse e gratificação da população envolvida, o trabalho foi implantado como projeto de extensão permanente do Curso de Farmácia.


Palavras-chave


Radiação Solar. Protetores Solares. Neoplasias Cutâneas. Promoção da Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMÉTICO - ABIHPEC. Panorama do setor higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. [online]. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2017.

BALOGH, T. S. et al. Proteção à radiação ultravioleta: recursos disponíveis na atualidade em fotoproteção. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 86, n. 4, p. 732-742, jul./ago. 2011.

BRASIL. Resolução Diretoria Colegiada – RDC Nº 30 de 1º de junho de 2012. Aprova o regulamento técnico Mercosul sobre protetores solares em cosméticos e dá outras providências, 2002. Brasília, 01 de junho de 2012. Diário Oficial [da] União. Acesso em: 02 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Pele não melanoma. [online]. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2015.

CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA PROMOVE AÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PELE. [online]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.

CORRÊA, M. A. Cosmetologia: ciência e técnica. São Paulo: Medfarma, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM. Dezembro Laranja: Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para o risco do câncer de pele. [online]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.

FERREIRA, F. R.; NASCIMENTO, L. F. C. Câncer cutâneo em Taubaté (SP) – Brasil, de 2001 a 2005: um estudo de prevalência. Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 83, n. 4, p. 317-322, jul./ago.2008.

FREITAS, T. S. O uso do protetor solar por alunos do curso de formação de oficiais da escola de saúde do exército para a prevenção do câncer de pele. 2010. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares) – Escola de Saúde do Exército, Rio de Janeiro, 2010.

LEONARDI, G. R.; SPERS, V. R. E.(Org) Cosmetologia e empreendedorismo: perspectivas para a criação de novos negócios. São Paulo: Pharmabooks, 2015.

POPIM, R. C. et al. Câncer de pele: uso de medidas preventivas e perfil demográfico de um grupo de risco na cidade de Botucatu. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 1331-1336, jul./ago. 2008.

PROJETO AMIGOS DA PELE RETOMA ATIVIDADES. [online]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA - SBD. Incidência Câncer de Pele. [online]. 2015. Disponível em: . Acesso em 30 set. 2015.

TEIXEIRA, S. P. Fotoproteção. Revista Brasileira de Medicina, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 115-122, 2010.

VITOR, R. S. et al. Análise comportamental com relação à prevenção do câncer de pele. Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 44-48, jan./mar. 2008.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.