Mudanças fisiológicas e psicológicas na velhice relevantes no tratamento odontológico

Eulália Maria Martins da Silva, Cícero Eleutério da Silva Filho, Renato Salviato Fajardo, Aline Úrsula Rocha Fernandes, André Vinícius Marchiori

Resumo


O envelhecimento faz parte de um processo natural do organismo. Em muitos países, o grupo que cresce mais rapidamente é o de idade mais avançada, refletindo o resultado de novas terapias, estratégias preventivas e programas de controle de natalidade. Nesta etapa da vida, é comum surgirem algumas limitações físicas e, isto pode influenciar no aspecto psicológico alterando a rotina de alguns pacientes e seus familiares. O propósito deste trabalho foi aresentar mudanças ocorridas na terceira idade, através de uma revisão de literatura, correlacionando-as ao tratamento odontológico.

Palavras-chave


Odontogeriatria. Velhice. Mudanças físicas e psicológicas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.