Avaliação do consumo de pescado durante campanha de incentivo em comunidade universitária

Erika da Silva Maciel, Hellen Christina de Almeida Kato, Jaqueline Gimos Sonati, Juliana Antunes Galvão, Luciana Kimie Savay-da-Silva, Marilia Oetterer

Resumo


Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil do consumo de pescado durante a realização de uma campanha de incentivo ao consumo chadama de “Semana do Peixe” utilizando como modelo amostral uma comunidade universitária. Foram realizadas entrevistas estruturadas em escala Likert durante uma semana com 226 voluntários, entre docentes, discentes e servidores sobre seus hábitos e preferências em consumir pescado. Apesar do fornecimento de pescado no restaurante universitário ter sido aprovado por 83,7% dos entrevistados, a média de consumo da maioria encontra-se abaixo de níveis recomendados sendo que 60,53% dos voluntários consomem apenas de 2,4 e 7,2 Kg.ano-1 e 90% se declaram conhecedores dos benefícios do consumo desta proteína. O perfil de consumo da comunidade universitária, comunidade que possui informações sobre o benefício do pescado em relação a saudabilidade, pode ser utilizada como dado a ser extrapolado ao restante da população que tem acesso a informação. É necessário investir na frequencia de oferta desta proteína para a comunidade, para promoção de hábitos nutricionais mais adequados e consequente promoção da saudabilidade.

Palavras-chave


Estudos do consumidor. Saudabilidade. Pescado.

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