Projeto Rondon: oficina de teatro na escola para a valorização do patrimônio local de Jacobina-PI

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Silvia Ramalho Pereira

Resumo


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa articula a preparação para a cidadania de estudantes universitários brasileiros e o desenvolvimento local sustentável em comunidades carentes. O projeto é colocado em prática a partir de onze etapas, sendo a principal delas a de número dez, denominada “operação”. Na operação, 16 estudantes e quatro professores de Instituições de Ensino Superior (IES) atuam durante 15 dias em uma cidade previamente selecionada. Dessa forma, o presente trabalho propõe analisar os resultados da oficina “Teatro na Escola”, uma das atividades desenvolvidas na Operação Canudos, em Jacobina do Piauí, no ano de 2013. Além da análise específica dos resultados da oficina, o estudo pretende mostrar a possibilidade de utilização desta prática em outros locais, proporcionando a valorização do patrimônio local por parte dos habitantes de cidades brasileiras. A introdução está dividida em duas partes, iniciando com a apresentação do Projeto Rondon, sua história, objetivos e propostas, seguidas pela apresentação específica da Operação Canudos. Depois disso, apresenta-se a metodologia empregada neste texto, que consiste basicamente na análise dos materiais produzidos na atividade. A discussão é feita a partir da apresentação do município de realização da operação e da exposição da oficina em estudo, procurando mostrar a importância da articulação entre teoria e prática para a promoção da valorização de aspectos da cultura local. As considerações finais mostram como o teatro e suas diferentes formas de expressão (corporal, vocal, facial) podem proporcionar espaços de aprendizagens voltados para a preservação de bens culturais imateriais e, como o Projeto Rondon permite a articulação do estudante universitário com as cidades beneficiadas, permitindo um ‘curso intensivo de Brasil’.

Palavras-chave


Teatro na Escola. Projeto Rondon. Patrimônio Cultural. Patrimônio Imaterial.

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